| Foto:
CARREGANDO :)

Mendoza é o endereço oficial do vinho argentino. A província tem 940 vinícolas e bodegas das 1.200 em atividade no país. O forte é o malbec, mas há bons exemplares de outras variedades.

A exploração dos arredores da capital inclui visitas à vinícolas de todos os tamanhos. Em pelo menos 25 delas há infraestrutura turística, com recepção de visitantes para a linha de produção, degustação e venda.

Publicidade

Uma das produtoras de malbec é a Tempus Alba, em Maipu, um do municípios dos arredores da capital e que concentra a maior parte das vinícolas da região. Com capacidade instalada para a produção de 300 mil litros por ano, a família proprietária investe no conceito vinícola boutique. Durante a visita guiada, Sibila Genolet, uma das sócias, refina a proposta: “temos dogmas rígidos na nossa atividade. O compromisso com a qualidade é o principal”.

Na Tempus, o visitante pode conhecer a propriedade por exploração própria ou em visitas guiadas, que incluem a degustação de três tipos de vinhos no final. A primeira é gratuita e tem a orientação dos painéis explicativos ao longo do roteiro. A segunda custa 45 pesos por pessoa.

A vinícola tem um projeto de pesquisa de clones de uva malbec, em que consegue reproduzir em laboratório as mudas perfeitamente adaptadas para a região de maneira mais rápida do que da forma natural. Para chegar às 12 mudas que são trabalhadas hoje em dia, os pesquisadores montaram uma videira com 364 variedades diferentes em 2,5 hectares. O resultado do estudo que começou em 2002 é a produção do El Vero Malbec, o vinho de elite da Tempus Alba.

Os visitantes — a maior parte de jovens estrangeiros, que percorrem a região em um circuito de bicicleta — podem provar delícias da culinária argentina no restaurante da vinícola. Há lanches e refeições completas para serem saboreadas juntamente com um dos doze vinhos produzidos no local.

Quase toda a produção é exportada para países europeus como Inglaterra, Áustria, Itália e França. Para o Brasil, o importador exclusivo é a rede Wal Mart.

Publicidade