• Carregando...
Gazeta em Pernambuco: aventura de trilha no Jeep Safari
| Foto:

Por: Luciane Horcel


Ainda com a intenção de conhecer e mostrar ao leitor coisas diferentes na região de Porto de Galinhas, Recife e Olinda, nosso sábado foi uma rota bem diferente daquela de praias ou piscinas naturais. Sem se importar com a chuva insistente, fomos à Zona da mata de Pernambuco. Até aí, tudo bem, se não fosse um detalhe: o passeio todo é feito por trilhas entre os canaviais e os passageiros curtem o safári em cima do jeep.

Cada um se segura como pode. No balança daqui, balança de lá, não há cinto ou qualquer coisa do tipo. A ideia é seguir pelo barro – que foi bastante motivado pela chuva –, olhando os muitos antigos engenhos que aparecem numa paisagem forrada de cana de açúcar. Isso e, claro, encontrar as cachoeiras da cidade de Primavera, a 73 km de Porto de Galinhas.


Cachoeira do Urubu, em Primavera, PE.

A primeira delas é a do Urubu, com 33 metros de altura e 20 metros de profundidade. Essa é só para apreciar, as águas agitadas não são as melhores para banho. Quem quer refresco pode aproveitar a Cachoeira da Purificação, antes de chegar na do Convento – onde é possível comer no restaurante Móquen.

No caminho, ainda há uma parada para se ver e moer cana de açúcar. A garapa com a pinga Pitú, a mais famosa da região, tem um gosto bem especial. A prova se faz na fazenda de Joaquim Francelino, que faleceu há 4 meses, mas deixa no seu lugar 22 filhos, 69 netos e 84 bisnetos. Isso e uma seringueira, da onde os turistas vêem a borracha brotar, e as árvores de cacau, que fazem os chocólatras conhecerem a o sabor original do doce tão desejado.

** Curiosidade do dia: o estado de Pernambuco tem 1 milhão de hectares de cana de açúcar plantados em todo estado. Depois o povo não sabe por que o pernambucano aprecia uma boa cachaça…

**Amanhã, cedinho, voltamos à terrinha fria. A matéria completa dessa viagem, com todas as informações pertinentes sobre o destino e serviços completos você confere no caderno de Turismo, publicado às quintas-feiras na Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]