| Foto:
CARREGANDO :)

O sol em terras gaúchas deu um gás a mais para um dia cheio de programações. Aliás, o primeiro passeio foi uma ótima forma de começar o tour desta sexta-feira: uma parada especial no Museu de Ciências e Tecnologia.

O que pode, por conta do nome, parecer um passeio meio nerds demais ou específico em demasia, é, na realidade, um atrativo interessantíssimo para todas as idades.

Publicidade

Considerado o maior museu interativo da América Latina, o lugar tem exatamente o diferencial de o visitante poder participar ativamente das exposições e, com isso, ter experiências muito bacanas. Por lá, é possível viver a sensação de um terremoto — basta entrar em uma pequena casinha e apertar um botão que simula o desastre natural –, ou até entrar em pequenas cabines que dão o seu peso em outros planetas. Morar em Marte, por exemplo, é tudo de bom: eu pesaria 27 Kg.

Depois das muitas experiências, seguimos para um roteiro cultural e de compras. Onde hoje é o Shopping Total, com 518 lojas, já funcionou a cervejaria Brahma, desativada em 1990. O prédio belíssimo de 1910 é tombado pelo Patrimônio Histórico e conta muito da essência da cidade. Assim também é com o Mercado Público de Porto Alegre. As muitas bancas (são mais de 100)vendem de tudo, incluindo uma variedade absurda de ervas para chimarrão.

Na pausa gastronômica, o almoço no Marco’s mostra um lado diferente da culinária gaúcha, que não vive só de churrasco. O restaurante é referência em frutos do mar.

À tarde, nós brindamos o bom tempo com um agardável passeio na Linha de Turismo. O ônibus, com roteiro bem bolado e guia presente para boas e pertinentes informações, é um jeito bem bacana de ter uma visão geral da cidade.

Publicidade

Em seguida, uma visita à Fundação Iberê Camargo. Os quatro andares do espaço cultural são arte pura. Com foco especial no moderno e contemporrâneo,o quadro No vento e na terra, do próprio Iberê, merece um destaque especial. Essa tela e tantas outras do artista, que tem como marca registrada a presença dos carretéis e bicicletas, são fortes e impressionam.

No fim do dia, boas surpresas para o paladar. Primeiro uma visita ao simpático Júnior na Vinum Enoteca. Apaixonado e grande entendedor de vinhos, o jovem recebe muito bem aqueles que chegam para conhecer o espaço, composto de um Bistrô, o Wine Bar, a Loja de Vinho e um Posto de Informações turísticas.

Para jantar, a escolha é o Z Café, em plena calçada da fama. O lugar charmoso e com bons pratos fica bem no meio do agito da noite porto alegrense.

** Curiosidade do dia: Além de muitos museus, Porto Alegre tem muitas praças. São mais de 580 espalhadas pela cidade.

Publicidade

** Amanhã: é hora de voltar para Curitiba, mesmo com o pesar de deixar os queridos e simpáticos gaúchos que me guiaram pela cidade nesses dois dias.

Continue acompanhando o blog e confira, na edição impressa, os detalhes e serviços completos de cada atração desta viagem. A matéria completa sobre Porto Alegre será publicada em breve no Caderno de Turismo, que sai às quintas-feiras na Gazeta do Povo.