CARREGANDO :)

Olá leitores do blog de Turismo da Gazeta do Povo. Gostaria de pedir desculpas a vocês, mas somente agora tive um tempinho para atualizar o blog com informações da viagem de 10 dias que estou fazendo à Patagônia, na Argentina. Como estou em débito, vou resumir os três primeiros dias:

Sexta-feira (9) – Amanheci no aeroporto Afonso Pena. Eu e um grupo de nove pessoas (jornalistas, operadores de turismo, empresários e um padre) saímos às 8 horas com destino a Guarulhos. Lá, um pouquinho de espera (quatro horinhas), até tomarmos a conexão que nos levaria ao Aeropark, em Buenos Aires. Na capital portenha, aguardamos duas horas até pegarmos o último avião do dia (Ufa!!), com destino a Neuquén, cidade localizada no norte da patagônia argentina, mas como diz o ditado “tudo que é bom dura pouco”, durante o voo, uma tempestade atrasou o pouso em 1h20. Chegamos às 21h.

Publicidade

A primeira coisa que eu pensei quando cheguei a Neuquén – cidade localizada no norte patagônia argentina, na fronteira com o Chile – foi: “Cadê o frio?”. Embora não seja inverno, é difícil imaginar que na Patagônia, famosa por Ushuaia e glaciares, conhecida como o fim do mundo, pudesse registrar 31 °C de noite. Embora fosse um pouco estranho, o detalhe não me impressionou. De noite fomos para hotel, jantamos e dormimos.

Sábado (10) – No dia seguinte (sol de 40 °C), fomos conhecer Neuquén. A cidade, capital da província com o mesmo nome, é a maior e mais importante cidade da Patagônia, com 250 mil habitantes e petrolíferas espalhadas por todo o canto. Durante a manhã e uma parte da tarde, visitamos grandes propriedades rurais repletas de pomares carregados de maçãs. Também conhecemos a Bodega Schroeder, uma das vinícolas mais famosas da Patagônia.

No fim do dia saímos de Neuquén em direção a Junín de Los Andes, uma viagem de 5 horas de carro, em uma estrada no meio do deserto. Como por aqui escurece um pouco tarde (às 20h30, 21h) viajamos acompanhados pelo sol, o que deixou o cenário e as paisagens, cheias de pequenas montanhas, muito mais interessante. Chegamos a Junín à noite e já pudemos sentir a diferença na temperatura, estava 7 °C. Jantamos e fomos para o Hotel, chamados por aqui de hospedaria.

Domingo (11) – O dia começou cedo. Partimos às 8 horas para o Parque Nacional Lanín, onde está localizado o grande vulcão Lanín (com 3.789 m de altura). O Parque, criado em 1937, tem 400 mil hectares de área, e abriga uma série de pequenos vulcões e montanhas no pé da Cordilheira dos Andes.

Publicidade

De tarde, depois de um almoço em restaurante da comunidade indígena local (os mapuches), fizemos um passeio de barco pelo lago Huechulafquen, na fronteira com o Chile. A temperatura durante o passeio, que durou duas horas, era de 3 °C. De noite voltamos ao hotel, jantamos uma Parrillada (prato típico argentino).

Nesta segunda-feira vamos para San Martin de Los Andes. Uma viagem de 100 km pelo pé da Cordilheira.

Continue acompanhando o blog com os relatos dessa aventura no gelado fim do mundo. E não percam: em breve, todos os detalhes dessa viagem estarão nas páginas do caderno de Turismo da Gazeta do Povo.