Nesta terça-feira, dia 29, o Hopi Hari, parque de diversões localizado em Campinas (SP), abrirá exclusivamente para entidades que atendem a pessoas portadoras de necessidades especiais e previamente cadastradas para o evento.
Para o Dia Especial de Hopi Hari, como é chamado, são esperadas cerca de 10 mil pessoas. Todos os participantes receberão passaporte e lanche gratuitamente. Participam desta edição do Dia Especial 94 instituições de 46 cidades paulistas. O evento está na 10º edição.
Os padrinhos do 10º Dia Especial de Hopi Hari são a atriz Bianca Rinaldi, o senador Lindbergh Farias e a deputada estadual Célia Leão. O mascote do evento é o personagem Luca, menino cadeirante criado por Maurício de Sousa para a Turma da Mônica.
Acessibilidade
De acordo com informações do Hopi Hari, todas as 59 atrações são acessíveis. Desde 2001, o parque mantém o Código Azul, desenvolvido com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade e com toda segurança às pessoas com deficiência. Na entrada do parque, a pessoa com mobilidade reduzida é recebida por um colaborador, que elabora um mapeamento personalizado das atrações indicadas para cada necessidade.
Esse mapeamento leva em consideração diversos aspectos, como uso de medicação, movimento e coordenação, se há acompanhante ou não, entre outros fatores. O Programa Código Azul também é indicado para gestantes, idosos e pessoas recém-operadas ou com fraturas, como por exemplo, um braço engessado.
O parque conta, ainda, com serviço de locação de cadeiras de rodas motorizadas, oferece rampas de acesso para suas atrações e assentos preferenciais em seus teatros e restaurantes. O parque possui mapa em braile, além das placas das atrações também em braile.