| Foto:
CARREGANDO :)

Sábado (4) é dia de testar os nervos no Canyon do Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais. É quando os turistas mais corajosos podem conhecer as belezas do relevo da região sob a luz da lua cheia, em uma caminhada noturna cercada de causos, boa comida e muita hospitalidade.

A segunda edição da Trilha do Lobisomem dá a chance de os visitantes conhecerem um pouco mais da cultura e da história da região. A lenda do lobisomem do Guartelá é defendida por Dona Júlia, que mora em um sítio dentro do canyon e é quem recebe os turistas.

Publicidade

A partir das 20h, o grupo pode observar o pôr do sol e o surgimento da lua cheia no horizonte. Uma caminhada de dois quilômetros no meio da mata e às margens do Rio Iapó revela paisagens inusitadas. Depois, hora de provar as delícias da culinária local e ouvir música regional ao vivo e muitos causos. Além do jantar, o pacote inclui uma degustação da Pica-pau, bebida típica feita com pinga, mel e limão.

“Poderemos contemplar a lua cheia nascer bem grande do outro lado do canyon, o Rio Iapó brilhando lá embaixo, as estrelas e o campo iluminado. É um cenário que se repete apenas nas noites de lua grande e que com certeza vale a pena”, assegura o Manoel Cirino, condutor de turismo responsável pelo passeio. A trilha é de fácil acesso e pode ser feita sem restrições por pessoas de todas as idades.

O jantar preparado no fogão à lenha tem carne de frango e de porco caipiras, quitutes típicos da região e a companhia de dona Júlia, que repete as histórias contadas desde sempre sobre a presença de lobisomens no Guartelá.

Publicidade

“O Lobisomem do Guartelá existe sim”, garante Dona Júlia. “Ninguém sabia quem ele era. De dia era uma pessoa normal, mas de noite virava lobo”, relembra. Segundo ela, um certo dia uma moradora do local passeava pelo campo quando se deparou com a criatura. “Ele atacou ela e rasgou um pedaço da saia. Ela fugiu, mas no outro dia, em casa, viu o pedaço do tecido entre os dentes do marido. Foi quando descobriu quem era o Lobisomem”, finaliza.

Serviço
II Trilha do Lobisomem. Dia 4, 20h, em Tibagi. O sítio da Dona Júlia fica dentro do Canyon Guartelá. A entrada é pela PR-340, a poucos metros da entrada do Parque Estadual, à direita para quem vem sentindo Castro – Tibagi. Na estrada de terra são quase quatro quilômetros, passando por dentro do Arroio Pedregulho. A entrada para o sítio fica a 18 quilômetros de Tibagi e 42 de Castro. R$ 50 por pessoa. Reservas podem ser feitas nos telefones (42) 9971-1530, com Manoel, ou no Guartelá Ecoturismo, fone (42) 3275-1357.