Mundialmente conhecida pela política liberal em relação às drogas, a Holanda colocará em prática uma medida que vai desagradar muitos turistas. A partir do dia 1º de maio, comprar e consumir maconha nos 670 coffee shops do país será uma atividade exclusiva para os holandeses. A lei, aprovada em 2010, começa a valer no dia 1º de janeiro, no entanto, os cafés terão cinco meses para se adaptar.
De acordo com autoridades do governo holandês, a medida – que proprietários dos cafés dizem que prejudicaria uma indústria que é cartão-postal para viajantes durante anos –, foi tomada para proteger locais contra o aumento do turismo de drogas e da criminalidade, segundo argumentaram as autoridades.
A polêmica em relação ao consumo de drogas começou há alguns anos, quando moradores começaram a reclamar do impacto do turismo da droga – incluindo poluição, congestionamentos, barulho durante a noite e uma proliferação de traficantes nas ruas. A Holanda descriminalizou a posse de menos de cinco gramas de maconha em 1976, sob uma autointitulada política de “tolerância”.
Regulamentação no STF pode redefinir regras da Internet e acirrar debate sobre liberdade
Áudios vazados: militares reclamam que Bolsonaro não assinou “golpe”; assista ao Entrelinhas
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Deixe sua opinião