Mundialmente conhecida pela política liberal em relação às drogas, a Holanda colocará em prática uma medida que vai desagradar muitos turistas. A partir do dia 1º de maio, comprar e consumir maconha nos 670 coffee shops do país será uma atividade exclusiva para os holandeses. A lei, aprovada em 2010, começa a valer no dia 1º de janeiro, no entanto, os cafés terão cinco meses para se adaptar.
De acordo com autoridades do governo holandês, a medida – que proprietários dos cafés dizem que prejudicaria uma indústria que é cartão-postal para viajantes durante anos –, foi tomada para proteger locais contra o aumento do turismo de drogas e da criminalidade, segundo argumentaram as autoridades.
A polêmica em relação ao consumo de drogas começou há alguns anos, quando moradores começaram a reclamar do impacto do turismo da droga – incluindo poluição, congestionamentos, barulho durante a noite e uma proliferação de traficantes nas ruas. A Holanda descriminalizou a posse de menos de cinco gramas de maconha em 1976, sob uma autointitulada política de “tolerância”.
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; acompanhe o Sem Rodeios
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai