• Carregando...
Museu canadense expõe mais de 13 mil sapatos
| Foto:
Divulgação
O Bata Shoe Museum tem até o formato de uma caixa de sapato.

Até o formato do Bata Shoe Museum (design de Raymond Moriyama) é sugestivo: lembra uma caixa de sapato. Sendo assim, lá dentro, não poderia ser diferente. Pares e mais pares, que somam um acervo de mais de 13 mil tipos de sapatos, podem ser apreciados por quem vai a Toronto, no Canadá.

O museu possui quatro galerias diferentes com todo tipo de calçados, incluindo pisantes de celebridades, como o tamanco vermelho de Marilyn Monroe ou as platafomas de Elton John.

Divulgação
Tamanco vermelho de Marilyn Monroe.

Há ainda exemplares de sapatos do Antigo Egito, assim como sapatos com salto plataforma e sapatos vanguardistas. São mais de 5.000 anos de história, divididos nas seguintes seções: North American Indian, Ethnological, Walk of Fame, Circumpolar e History of Western Fashion.

Entre os pares que mais chamam a atenção estão os da época do Império Otomano – século XIX. Eles eram usados pelas mulheres nosbanhos públicos para proteger seus pés do chão quente e úmido. A altura das sapatas é de cerca de 10 polegadas.

Divulgação
Sapatos da época do Império Otomano.

Os indianos, feitos com fios de ouro, também são curiosos. Além do excesso na pedraria, a ponta arrebitada é bem diferente.

Divulgação
Os indianos: pontas empinadas e fios de ouro.

Serviço
Bata Shoe Museum. 327 Bloor Street W, +1 416 979 7799. Aberto, 3ª e 4ª, 10h/17h; 5ª, 10h/20h; 6ª e sáb., 10/17h; dom., 12h/17h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]