| Foto:
CARREGANDO :)

Até o formato do Bata Shoe Museum (design de Raymond Moriyama) é sugestivo: lembra uma caixa de sapato. Sendo assim, lá dentro, não poderia ser diferente. Pares e mais pares, que somam um acervo de mais de 13 mil tipos de sapatos, podem ser apreciados por quem vai a Toronto, no Canadá.

O museu possui quatro galerias diferentes com todo tipo de calçados, incluindo pisantes de celebridades, como o tamanco vermelho de Marilyn Monroe ou as platafomas de Elton John.

Publicidade

Há ainda exemplares de sapatos do Antigo Egito, assim como sapatos com salto plataforma e sapatos vanguardistas. São mais de 5.000 anos de história, divididos nas seguintes seções: North American Indian, Ethnological, Walk of Fame, Circumpolar e History of Western Fashion.

Entre os pares que mais chamam a atenção estão os da época do Império Otomano – século XIX. Eles eram usados pelas mulheres nosbanhos públicos para proteger seus pés do chão quente e úmido. A altura das sapatas é de cerca de 10 polegadas.

Os indianos, feitos com fios de ouro, também são curiosos. Além do excesso na pedraria, a ponta arrebitada é bem diferente.

Publicidade

Serviço
Bata Shoe Museum. 327 Bloor Street W, +1 416 979 7799. Aberto, 3ª e 4ª, 10h/17h; 5ª, 10h/20h; 6ª e sáb., 10/17h; dom., 12h/17h.