Nas Pequenas Ilhas do Caribe
Ana Biselli e Rodrigo Junqueira
O visual da região de Leeward Islands, no Caribe.

Por: Ana Biselli e Rodrigo Junqueira

Esta foi a primeira de duas semanas explorando uma região do Caribe conhecida como “Leeward Islands”, um grupo de pequenas ilhas, algumas menores que o município de Curitiba, várias delas países independentes, enquanto outras ainda estão ligadas administrativamente à países europeus. Nesta primeira parte, passamos pela movimentada Saint Martin, a tranquila Anguila, a refinada Saint Barth e a pouco lembrada Saint Kitts.
Começamos a semana em Saint Martin, ainda ligada à França. Essa ilha se desenvolveu bastante nas últimas décadas, atraindo muitos investimentos turísticos e sendo considerada uma espécie de hub para quem quer chegar às ilhas vizinhas. Nós, por exemplo, após cada ilha que visitamos, voltamos sempre à Saint Martin, para seguir para a próxima, seja de barco ou de avião.
Saint Martin oferece belas praias e excelentes restaurantes, comida francesa de primeira qualidade. O transporte público é razoável e pode-se chegar à várias praias de ônibus, que na verdade são vans particulares. A mais famosa delas é a Orient Beach, com suas águas azuis e areias brancas. Grand Case, além da praia, é considerada a capital gastronômica do Caribe. Não é para menos: são dezenas de restaurantes charmosos, muitos deles, em frente à praia.

Ana Biselli e Rodrigo Junqueira
A praia de Shoal Bay East, em Anguila: cenário de catálogo de roteiros litorâneos.

A segunda ilha que visitamos foi Anguila, de colonização inglesa, mas hoje independente. Fica tão próxima de St. Martin e é bem possível ir e voltar de barco no mesmo dia. Foi o que fizemos. A principal atração é a maravilhosa praia de Shoal Bay East. Parece aquela praia que podemos ver em posters de agências de viagem e que temos certeza que foi criada com a ajuda do photoshop. Pois bem, ela existe e não precisa de retoques no computador não! Suas areias brancas e mar azul piscina são absolutamente inacreditáveis. Mesmo depois de horas por lá, ainda não podíamos crer naquilo que nossos olhos viam. Uma pintura!

Nativos em Saint Kitts deixam a viagem mais divertida.

Depois de Anguila e de mais uma noite em St. Martin, seguimos para a também francesa Saint Barth, de barco. Mas, desta vez, para pernoitar por lá. Essa é a ilha reduto de ricos e famosos, de estrelas de Hollywood a modelos européias. Logo que chegamos, lá estava o mais caro iate do mundo, do bilionário russo Roman Abramovich, dono do Chelsea, da Inglaterra. O barco do Nelson Piquet estava ali do lado, mas perto do iate do russo, mal se podia notá-lo. A capital de St. Barth se chama Gustavia, lembrança do período em que a ilha foi colônia da Suécia. Muito simpática e uma das mais seguras cidades do Caribe. Quase não há crimes nesta ilha com cara de Europa em pleno mar do Caribe. Também possui belas praias, como a Colombier e a Gouverneur e um dos bares mais famosos por lá se chama “Do Brazil”, onde se pode comer muqueca e beber caipirinha. Isso para quem tem muito dinheiro para gastar. Se não, o melhor é comprar queijos e vinhos num supermercado e fazer seu próprio piquenique na praia. Especialmente no fim de tarde, pois Saint Barth tem o mais bonito pôr do sol do Caribe. Acompanhado de um bom vinho, tem-se o programa perfeito!

Ana Biselli e Rodrigo Junqueira
Pôr do sol da praia de Saint Barth.

De volta à St. Martin, seguimos de avião para Saint Kitts, ex-colônia inglesa. Essa ilha também tem suas belas praias, mas as águas aqui são mais esverdeadas. Outro programa interessante em St. Kitts é a visita de alguma das antigas plantations, grandes fazendas do passado. Hoje convertidas em hotéis e restaurantes, são uma ótima maneira de saborear a culinária local com um certo charme aristocrata. Também fica em St. Kitts a maior fortaleza da região, conhecida como a Gibraltar do Caribe. Foi construída pelos ingleses para defender a ilha dos ataques dos franceses. Transformada em patrimônio histórico mundial pela Unesco, oferece vistas maravilhosas do mar do caribe do alto do promotório onde foi construída.
Na próxima semana, vamos subir um vulcão em St. Kitts para depois viajar para a outra metade do país, a ilha vizinha de Nevis. Em seguida, voltamos para a holandesa Saint Maarten para de lá voar para outras duas ilhas de colonização holandesa: as pequenas Saba e Saint Eustatius, paraísos de mergulhadores e amantes do trekking.

Acompanhe a viagem de Ana Biselli e Rodrigo Junqueira semanalmente em nosso blog. Também acesse o site dos aventureiros: www.mildias.com.