Nelas, tomar banho de sol ou mar sem roupa é garantido por lei. Confira as oito praias de nudismo oficiais no país. A maioria aceita solteiros e famílias, cada tribo com sua área específica, mas há alguns locais onde os desacompanhados não são bem vindos. Existem, é claro, outras praias não oficiais. São mais de 30 espalhadas pelo litoral brasileiro.
Ah! E não deixe, antes de ir a uma delas, de conferir a previsão do tempo. Seria frustrante chegar lá e não poder tirar a roupa por conta do mau tempo. Ter a mão um protetor solar também é importante.
PRAIA DO PINHO – Balneário Camboriú (SC)
A Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, é a primeira oficial de naturalismo do Brasil (quinta, no mundo) e considerada uma das mais belas do planeta para a prática. Águas claras e vegetação praticamente intocada tornam o lugar paradisíaco. O local possui uma excelente estrutura de campings, pousadas, chalés e bares. Há uma parte exclusiva para famílias e outra para solteiros. De Curitiba, chega-se a praia pela BR 101 (logo após as entradas de Balneário Camboriú).
PRAIA DA GALHETA – Florianópolis (SC)
Uma trilha de 300 metros a partir da Praia Mole leva até a Galheta. O local vem sendo frequentado por naturalistas desde a década de 70. Apesar de estar localizada entre duas das mais cheias praias da ilha de Florianópolis, Mole e Barra da Lagoa, Galheta segue selvagem com mar cristalino e boas ondas para o surfe. Não há qualquer infraestrutura turística de bares ou restaurantes. Outra informação importante: não há áreas para famílias e solteiros. Ah! A Galheta é a unica praia naturista em que é possível ficar com roupa de banho. Nas demais, é obrigatório o nudismo.
PRAIA DE PEDRAS ALTAS – Palhoça (SC)
Localizada na ponta direita da Enseada de Brito, a 30 km de Florianópolis (pela BR 101), a Praia de Pedras Altas está dividida em duas partes: uma para família e casais, e outra para solteiros. Há uma vasta flora de bromélias e mata densa, e animais como raposas e quatis. Uma boa pedida é aproveitar os riachos de água doce do local. Ônibus da Paulotur partem regularmente da rodoviária de Florianópolis.
PRAIA DO ABRICÓ – Rio de Janeiro (RJ)
A capital carioca tem Abricó como o seu representante para o nudismo. A praia fica dentro da reserva biológica do Parque de Grumari, garantindo a privacidade dos banhistas. A vegetação é típica do litoral carioca: montanhas verdes e densas.
PRAIA OLHO DO BOI – Búzios (RJ)
A praia Olho do Boi tem somente 50 metros de extensão e nenhuma infraestrutura. Rodeada por mata virgem, a praia é banhada por águas extremamente calmas e limpas, mas esteja atendo ao fundo recheado de pedras. Para chegar, deve-se caminhar a partir da Praia Brava.
PRAIA DA BARRA SECA – Linhares (ES)
A única do estado do Espírito Santo, Barra Seca, no município de Linhares (a 142 km da capital Vitória), possui dois quilômetros todas dedicadas a quem quer estar em total sintonia com a natureza. Diferente das outras, a areia dessa praia é grossa e o mar bravo. Mas, a tranquilidade e privacidade estão garantidas. Para chegar é preciso atravessar o rio Ipiranga com uma balsa.
PRAIA DE MASSARANDUPIÓ – Entre Rios (BA)
Situada no litoral norte da Bahia, no município de Entre Rios (a 93 km de Salvador), a praia tem coqueiros, dunas, vento forte e mar limpo. Diferente de outras praias, homem desacompanhado está proibido de frequentar Massarandupió. O acesso é feito pelo Km 88 da Linha Verde sentindo Salvador/Aracaju. Depois, são ainda mais 20 minutos de caminhada.
PRAIA DE TAMBABA – Tambaba (PB)
A 30 km da capital João Pessoa, a praia de Tambaba tem falésias multicoloridas e pedras negras, que protegem as areais brancas de intrusos indesejáveis. A natureza dos arredores é composta por resquícios de mata atlântica, flores e coqueiros. Aproveite as trilhas ecológicas da região para apreciar uma bela vista da praia paraibana no topo de uma das falésias. O mar é calmo e quente. E mais uma curiosidade: anualmente, Tambaba recebe um campeonato naturista de surfe.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025