A Agência Nacional de Aviação Civil(Anac) autorizou o uso de celulares em voos da companhia áerea TAM. Para o serviço começar a valer, a companhia só depende da certificação operacional da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O mecanismo desenvolvido pela OnAir (empresa que disponibiliza sistema de uso de celular em aviões) permite que até 12 passageiros façam ligações ao mesmo tempo. A TAM pretende instalar o sistema em três aviões que farão voos domésticos, para testar o serviço e sua aprovação entre os passageiros.
Para envio de mensagens de texto, não há restrições. Como smartphones também funcionarão a bordo, os passageiros poderão acessar e-mails e navegar na internet. Segundo a companhia aérea, o mecanismo garante total segurança aos passageiros, pois impede que o sinal dos celulares cause interferência nos comandos da aeronave.
Durante decolagens e pousos, os passageiros deverão desligar seus aparelhos eletrônicos. A TAM, que entrou com o pedido na Anac há mais de um ano, informa que o sistema passa a fornecer sinal sem interferência quando o avião atingir 3 mil metros de altitude. De acordo com a Anac, não houve pedido de liberação de uso de celulares em voos por outras empresas aéreas.
Histórico
Os Estados Unidos proíbe o uso de celulares durante os voos, mas ele está liberado em alguns países da Europa, da Ásia, do Oriente Médio e da Oceania.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo