Se você estiver em Berlim às 19h25, da próxima segunda-feira, anote ai. Nesta hora exata, um dominó gigante vai cair sincronizado em frente ao Portão de Brandemburgo. O ato – que faz parte do Festival da Liberdade – será o ponto alto da cerimônia em comemoração aos 20 anos da queda do muro de Berlim, momento que também marcou a reunificação da Alemanha.
As cerca de mil peças, com 20 quilos e 2,5 metros de altura, estarão espalhadas ao longo de dois quilômetros entre a rua que passa em frente ao Bundestag (o parlamento alemão) e a Potsdamer Platz. Por isso, elas cairão em frente ao Portão de Brandemburgo, onde existia o muro separando a antiga Berlim capitalista do lado comunista.
Mas o Festival da Liberdade terá outras atrações. Antes da queda dos dominós gigantes, por exemplo, haverá uma apresentação da Ópera de Berlim, também em frente ao portão. Além disso, outros eventos estão comemorando a data histórica:
The Peaceful Revolution
Exposição a céu aberto conta a história de quem protagonizou uma revolução pacífica diante da Queda do Muro. Na Alexanderplatz. Até o próximo dia 14.
Scenes and Signs of a Fall
Exposição mostra como era Potsdamer e Pariser Platz antes da queda do muro. Na Max Liebermann Haus. Até 6 de dezembro
Tell me about the GDR
O Museu da Criança mostra como era passar a infância no lado oriental da capital. No Kindermuseum im FEZ. Até 20 de dezembro.
Stasi – The Exhibition
Mostra relembra os métodos de controle e repressão usados na Alemanha Oriental contra seus opositores. No Informations-u Dokumentationszentrum. Até 31 de dezembro.
Art Between: A Search for Clues and Utopia
Exposição de trabalhos inspirados nas mudanças urbanas e na nova arquitetura de Berlim. Na Berlinische Galerie. Até 31 de janeiro.
Serviço
Mais informações sobre a programação em comemoração à queda do Muro de Berlim no site .