Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Turismo religioso em 11 cidades de Santa Catarina


Em Itajaí, na Praça da Igreja da Imaculada Conceição, um busto presta homenagem à Santa Paulina.

Além das paisagens de tirar o fôlego e muitas atividades relacionadas ao mar e ao verde das matas, a região que une 11 municípios no litoral Centro-Norte de Santa Catarina é uma opçõa de turismo religioso. Com igrejas que combinam diferentes arquiteturas e até o ponto de chegada de Santa Paulina ao Brasil, a Costa Verde & Mar tem recebido visitantes de diferentes lugares, em busca de toda essa religiosidade.

Em Itajaí, na Praça da Igreja da Imaculada Conceição, um busto presta homenagem à Santa Paulina, cujo santuário fica a alguns quilômetros, no município de Nova Trento. O monumento marca a partida da jovem freira de Santa Catarina para São Paulo, a serviço da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, da qual foi fundadora. Desse ponto, anualmente, peregrinos se reúnem e partem a pé em devoção à primeira santa do Brasil. As caminhadas de 60 quilômetros iniciaram em 1991, ano da beatificação da religiosa. Em dois dias, os fiéis fazem o percurso, geralmente no início de maio.

Também no município portuário, a Igreja Matriz chama a atenção pela suntuosidade. No coração de Itajaí, a construção é destino certo para quem chega à cidade, seja por meio dos cruzeiros marítimos, de carros ou ônibus e pelo ar. Iniciada no ano de 1940, segundo o projeto do arquiteto alemão Simão Gramlich, só foi inaugurada 15 anos depois. Sua arquitetura soma elementos românticos e neogóticos e seu interior tem belíssimas pinturas dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locateli.


Em Ilhota, a Igreja Matriz São Pio X é outro ponto turístico que merece ser visitado.

.

A alguns quilômetros dali, já em Ilhota, a Igreja Matriz São Pio X é outro cartão postalTem 57 anos e foi construída às margens da Rodovia Jorge Lacerda. As primeiras obras começaram em 1939, sendo finalizadas em 1941, quando foi inaugurada com o nome de Capela São Sebastião. Na época da construção da igreja, Ilhota ainda era distrito de Itajaí, mas atendida pela paróquia de Gaspar.


Outras igrejas de destaque da Costa Verde & Mar:

Porto Belo
A Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos é considerada a segunda construção mais antiga de Porto Belo, sua capela foi erguida em 1814. Foi feita em alvenaria e argamassa à base de óleo de baleia, na edificação foi utilizada mão de obra escrava.

Luis Alves
A Igreja São Vicente de Paulo foi projetada pelo engenheiro Fellipe Bündgens, em 1940. Sua construção teve início em 1941, e a conclusão se deu em 1952. A obra foi executada em regime de mutirão. Todo o material foi doado pela população. Em sua construção não foi utilizado cimento, mas estuque. O carpinteiro e marceneiro Jacó Spézia foi o responsável pela fabricação do altar, bancos, confessionários, portas, caixilhos das janelas e dos vitrais e toda a armação de madeira da abóbada.

Bombinhas
Capela Nossa Senhora da Conceição
Mais antiga da cidade, teve de ser restaurada porque já foi atingida duas vezes por raios.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.