Na cultura japonesa Sakurá (cerejeira), a flor nacional do Japão, é o símbolo de felicidade. Na época de seu florescimento, entre o final de março ou início de abril, as crianças iniciam o ano escolar e os recém-formados saem em busca de trabalho.
As pétalas caem durante duas semanas e seu chá é utilizado em rituais como casamentos e ocasiões festivas. Durante o florescimento são realizadas as festas chamadas de “hanami” (ver as flores), ao ar livre, embaixo das cerejeiras em flor.
Segundo a lenda, o nome Sakurá vem da princesa Konohana Sakuya Hime, que teria caído do céu e na queda se transformara nesta bela flor. Acredita-se também que esta simbologia teve origem na cultura do arroz, alimento básico e considerado pelos japoneses uma dádiva divina, pois Kura significa depósito onde se guardava o arroz.
Singela e efêmera, a flor sakurá também tem seu lado trágico. Para os antigos samurais não havia glória maior do que morrer num campo de batalha coberto de pétalas de cerejeiras. Estima-se que no Japão existam perto de 200 espécies de cerejeiras, com flores que vão do vermelho ao branco, passando pelo rosa e pêssego.
Visitar o Japão nesta época de florada da cerejeira pode ser uma bela experiência. A BTG Viagens está organizando um grupo, para saída dia 31 de março de 2012, com retorno no dia 12 de abril. No roteiro, Tokio, Kyoto, Hiroshima, Hakone e Kamakura. Interessados devem fazer adesão até dia 20 de janeiro de 2012.
Serviço
Viagem ao Japão. Grupo de mínimo 7 e máximo 18 passageiros. A partir de US$ 11.700. Mais informações no site ou pelo telefone (41)3044-1011.