| Foto:
CARREGANDO :)

Diversas companhias teatrais de todas as regiões brasileiras chegam a Curitiba nesta semana para participar da 8ª Mostra Cena Breve.

A abertura, nesta quarta, reúne no Sesc da Esquina o Trio Quintina, com o “cortejo cênico-musical” Cyrk, e os gaúchos da Cia. Rústica com O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só.

Publicidade

O grupo, de Porto Alegre, ministrou também uma oficina para 15 artistas locais, e apresenta o resultado com uma intervenção em ruas do Centro da capital paranaense, hoje, ao meio-dia.

De amanhã até domingo, a mostra segue com apresentações de quatro cenas por noite, cada uma com 15 minutos de duração, ao preço de R$ 6 cada noite. Nos intervalos, enquanto o palco é rearranjado, a professora Magdalena, cômica personagem de Jussara Batista, entra em cena pelo terceiro ano.

No dia seguinte, às 10h30, na sede da companhia realizadora da mostra, a CiaSenhas, os artistas convidam o público para conversar sobre o que viram.
E o que se vê é o resultado das mais diversas inspirações.

Na quinta-feira, na primeira rodada de cenas, a curitibana Súbita leva uma figura de fantasia exuberante para dentro de uma reunião de condomínio (veja na foto).

“Ela chega e levanta questionamentos sobre o ser humano no meio das discussões cotidianas de obras e pinturas a realizar”, conta a atriz Janaina Matter, que interpreta a persona non grata do prédio.

Publicidade

Na mesma noite, o Elenco de Ouro, também local, faz uma homenagem coletiva à capital paranaense em que há espaço para críticas, em Tema de Amor para Curitiba. “Existem diversas narrativas. A cidade vem mudando, com gente dormindo nas ruas, crack, trânsito, e muitos entendem de forma preconceituosa que os problemas vieram junto com as pessoas de fora”, opina o diretor Cleber Braga.

Veja a programação completa aqui.