O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta nesta sexta-feira (23), às 20 horas, e neste sábado (24), às 18h30, o espetáculo Many Nations, One World – que conta com a participação do maestro norte-americano Paul Crabb, do clarinetista Jairo Wilkens e do grupo Canarinhos de Campo Largo, regidos por Théo de Petrus.
Com um repertório que passa por compositores de várias origens – o alemão Heinrich Schütz (1585-1672), o irlandês Sir Charles Villers Stanford (1852-1924), o italiano Claudio Monteverdi (1567-1643), o búlgaro Kiril Hristov (1875-1941), o tcheco Jaroslav Krcek (1939) e os norte-americanos Carol Barnett (1949) e Aaron Rosenthal (1975) –, o concerto tem como proposta central a mensagem de paz entre os povos.
A participação dos convidados é inédita. O maestro Crabb, que tem uma importante carreira internacional como regente e professor, é diretor do Coral da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos – mesmo estado onde o clarinetista Wilkens aperfeiçoou seus estudos iniciados na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. A participação de Crabb foi viabilizada pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo.
O grupo Canarinhos de Campo Largo existe desde 1989, quando foi criado pelo compositor e arranjador Théo de Petrus. Ele continua na regência do grupo e prepara os jovens cantores com aulas de canto e flauta doce. “Théo de Petrus é uma pessoa incansável auxiliando crianças e dando a possibilidade de terem um direcionamento intelectual através da música”, diz, em e-mail enviado à Gazeta do Povo, a musicista Clenice Ortigara, que é pianista correpetidora da Camerata.
Serviço
Concerto do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do norte-americano Paul Crabb e com participações especiais do clarinetista Jairo Wilkens e do grupo Canarinhos de Campo Largo, comandado por Théo de Petrus. Sexta-feira (23), às 20 horas, e sábado (24), às 18h30. Os ingressos custam R$ 15 e R$ 7,50.