Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Estreiam Anatomia Frozen e O Inventário de Nada Benjamin

Duas peças entram em cartaz hoje na cidade:

Anatomia Frozen

Os atores Paulo Marcello e João Carlos Andreazza repetem o encontro bem-sucedido no elogiado espetáculo Agreste, de Newton Moreno, desta vez tendo em mãos um texto inglês que aborda crimes hediondos contra crinças, como a violência sexual.

A peça Anatomia Frozen, em curta temporada no Teatro da Ceixa, é uma adaptação da obra Frozen, de Bryony Lavery. Trata do desaparecimento de uma menina por três pontos de vista: o do criminoso, o da psicóloga dele, e o da mãe dela. A interação entre os personagens é mínima, aumentando a tensão em cena.

O Inventário de Nada Benjamin

A companhia Obragem ocupa o teatro Novelas Curitibanas com O Inventário de Nada Benjamin, segunda obra de uma trilogia sobre o luto, iniciada com Passos (2008). Em cena, dois irmãos, Gabriel (Fernando de Proença) e Rafael (Eduardo Giacomini); a mãe Martíria (Olga Nenevê); a ausência do pai; e um imenso pano branco com que moldam o cenário.

As referências visuais adotadas na montagem conduzem ao búlgaro Javacheff Christo, artista célebre por embrulhar monumentos como A Pont Neuf (1985), em Paris; ao fotógrafo cego esloveno Evgen Bavcar; e ao escultor australiano hiperrealista Ron Mueck.

Sem contar dois cineastas: Wes Andersen (por Viagem a Darjeeling) e Ingmar Bergman (sem apontar uma obra específica). A interferência do cinema também deixou marcas no acabamento da narrativa, visivelmente talhada por processos de edição e montagem.

A trilha de Vadeco busca uma ambientação entre o lúdico e o grotesco, encaixando em cena o rock setentista do Jethro Tull e músicas originais inspiradas na banda inglesa. Luz e som foram concebidos para acrescentar camadas de informação. “A gente quer coerência, não coincidência”, diz Eduardo.

Leia mais na edição do Caderno G desta quinta-feira (17).

Serviços

Anatomia Frozen
Teatro da Caixa (R. Cons. Laurindo, 280), (41) 2118-5111. Texto de Bryony Lavery. Direção de Márcio Aurélio. Com Paulo Marcello e João Carlos Andreazza. 5ª a sáb. às 21h e dom. às 19h. R$10 e R$5 (meia). Classificação indicativa: livre. Até 20 de setembro.

O Inventário de Nada Benjamin. Teatro Novelas Curitibanas (Rua Carlos Cavalcanti 1222), (41) 3321-3358. Texto de direção de Olga Nenenvê. Com Eduardo Giacomini, Fernando de Proença e Olga Nenevê. Quinta a sábado às 21 horas e domingo às 19 horas. Ingresso é uma lata em pó. Até 18 de outubro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.