A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap) abre no domingo (4), às 11 horas, uma exposição para homenagear a artista plástica Guilmar Silva, que morreu em 2008. Guilmar foi coordenadora de Artes Visuais na Fundação Cultural de Curitiba, onde trabalhou por 22 anos.
Serão exibidas na sede da Apap (Rua Jaime Reis, 107, salas 7 e 11), onze trabalhos de Guilmar da fase “Citadina”, todos cedidos pela família da artista, e que estão à venda. Sobre esse período de sua produção artística, há o livro Ética e Estética de Guilmar Silva, lançado pela crítica Nilza Procopiak em 2009 – obra que foi editada por meio de um projeto contemplado pela lei municipal de incentivo à cultura.
A trajetória da catarinense que radicou-se em Curitiba na década de 1960 foi marcada por prêmios. Ganhou o 40.º Salão Paranaense (1983) e o 9.º Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto (1984).
Algumas de suas obras pertencem a acervos permanentes de museus como como o Oscar Niemeyer (MON), o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) e Museu de Arte da UFPR (MUSA).
A exposição fica em cartaz até o dia 26 de março.