| Foto:
CARREGANDO :)

O bailarino curitibano Neto Machado acaba de chegar a Stuttgart, na Alemanha para “desfrutar” da bolsa de pesquisa artística do centro Akademie Schloss Solitude, onde irá colaborar com o paulista Thiago Granato em trabalhos conjuntos.

Nesta sexta, 11 de janeiro, ele apresenta o solo “Agora se Mostra o Que Não Está Aqui”, no Museu Wurttembergischer kunstverein Stuttgart, dentro da programação de uma exposição.

Publicidade

Nos últimos dois anos, Neto passou pela Bélgica, França, Estados Unidos, Espanha, Croácia, Áustria, Alemanha, Portugal e Argentina, levando uma dança performática em constante pesquisa.

Segue um depoimento do artista:

“O centro fica num antigo castelo barroco do século 18 com belos jardins e paisagens (vide foto), onde já estudou o escritor Friedrich Schiller no tempo em que o castelo era um colégio.

Nesse tempo de bolsa, irei aprofundar projetos que já estão em desenvolvimento. Estou organizando um livro que reúne imagens e textos sobre as minhas últimas peças; escrevendo sobre a ideia de registro em dança e pensando sobre um novo trabalho cênico que estuda formas de recriar peças já existentes através da palavra e do movimento.

Tudo isso também tem a ver com meu mestrado, no qual estou pensando sobre como registrar dança fazendo dança. Como remontagens e novas coreografias podem ser consideradas o próprio registro dentro do campo da dança.”

Publicidade