O pianista paranaense Rômulo Aoto de Ramos, de apenas 20 anos e formado pelo Conservatoire de Lausanne, na Suíça, continua sua turnê e faz show dia 19 de agosto em Joinville (SC), na Escola do Bolshoi Brasil.
A trajetória de Rômulo começou apenas nove anos atrás, quando passou a ter aulas de Piano Clássico particulares em Curitiba, com a professora e concertista russa Olga Kiun, formada pelo conservatório de Tchaikovsky. Ele ficou cinco anos com ela, quando passou a ter orientação em matérias teóricas do maestro Oswaldo Colarusso. Na época, ganhava todos os concursos nacionais em que se inscrevia.
Além de master classes de que participou em Sion e Genebra, ambas na Suíça, foi convidado para a gravação do documentário internacional Super Piano Lesson Maria João Pires, produzido pela Televisão Japonesa NHK, em 2008.
Seu repertório inclui compositores que vão do barroco ao contemporâneo, com obras de Bach, Haydn, Mozart, Beethoven, Schumann, Chopin, Liszt, Debussy, Carlos Gomes, Boulez, Amaral Vieira, entre outros.
Em 2010, realizou turnê pelo país em diversos estados, incluindo o 21º Festival de música de Cascavel, o Festival de Inverno na cidade de Ponta Grossa, Paranaguá. Em Curitiba, tocou no Teatro HSBC, no auditório do Museu Oscar Niemayer, na Capela Santa Maria, no Graciosa Coutry Club em Curitiba, e dividiu o palco o flautista francês Alain Daboncourt em circuito cultural promovido pela escola Aliança Francesa.
Serviço
Concerto de piano de Rômulo Aoto de Ramos
Bolshoi Brasil – Sala Agrippina Vaganova (Av. José Vieira, 315), (47) 3422-4070, Joinville (SC). Ingressos à venda na Livraria Midas de Joinville. R$ 15 e R$ 7,50 (meia).