18h36
Encerramos aqui o chat. Obrigado pela participação de todos. Agradecemos também a nutricionista Elisângela Weirich e o médico gastroenterologista Rodrigo Strobel.
***
GASTRITE
18h36
A última pergunta é do internaura Luis, que quer saber se gastrite pode causar febre.
O médico gastroenterologista Rodrigo Strobel responde:Não existe relação entre gastrite e febre. Isso deve ser consequência de um processo infeccioso mais agudo. Pode ser uma doença associada, duas coisas diferentes. É importante salientar que o uso de medicamentos antiinflamatórios pode desenvolver a gastrite.
***
FIBRAS
18h31
O leitor Cristiano Chemin pergunta se as fibras em pó têm eficácia na boa digestão e quando devem ser consumidas.
A nutricionista Elisângela Weirich responde:Sim. Qualquer tipo de fibra influencia na digestão. Você pode usar farinha de maracujá e fibras de granola, farinha de linhaça. Pode usar antes das refeições, cerca de 15 minutos. Dá para consumir essas fibras adicionadas em frutas. As fibras saciam mais rápido e fazem com que a pessoa coma menos. È bom salintar a importância da hidratação, para que as fibras para que tenham funcionamento correto. Deve-se tomar líquidos ao longo de todo o dia.
***
18h27
Os convidados respondem agora as duas últimas questões.
***
ALIMENTAÇÃO
18h26
O leitor Luciano Padilha quando se alimenta sente o estômago pesado, seu rosto fica vermelho e com sensação de calor. Ele pergunta o que pode ser isso.
A nutricionista Elisângela Weirich responde: A melhor opção é você observar se isso acontece com algum alimento específico, para saber o que pode estar causando. A princípio não se trata de nenhum problema alérgico. Pelo estômago pesado talvez possa ser um problema digestivo, necessitando de um acompanhamento médico.
***
ENDOSCOPIA
18h19
O Caderno Saúde pergunta se existem riscos na endoscopia e se é recomendado receber sedação.
O médico gastroenterologista Rodrigo Strobel responde:A endoscopia atualmente é um exame muito simples de ser realizado. Pode ser feito com ou sem sedação, dependendo da vontade do paciente. Com a sedação, é normalmente um exame fácil e tranquilo, no qual muitas vezes o paciente nem tem conhecimento que fez o procedimento. Os bons centros de endoscopia têm muita segurança.O exame é sempre monitorado por um anestesista e por equipamentos que acompanham a frequência cardiaca e oxigênio no sangue. Hoje já existem opções de sedação que são mais profundas e têm efeito por tempo menor.
***
AZIA
18h12
O leitor Eduardo quer saber o que provoca azia. Se pode ser hérnia de hiato pergunta.
O médico gastroenterologista Rodrigo Strobel responde:Pode ser hérnia de hiato, que é uma alteração anatômica na passagem entre esôfago e estômago.Isso faz uma válvula não fechar adequadamente. Mas a azia pode ocorrer também por ingestão de alguns alimentos e um nível aumentado de ansiedade e estresse. O ideal é fazer uma endoscopia.
***
ENXAQUECA
18h09
A leitora Ana Priscila Santos pergunta se problemas digestivos podem desencadear enxaqueca.
O médico gastroenterologista Rodrigo Strobel responde:Podem. Principalmente a doença do refluxo, que deve ser tratada e, após isso, muitas vezes melhora o quadro de enxaqueca. O refluxo começa no esôfago e pode subir até a região das cordas vocais e seios da face, provocando laringite (rouquidão) e sinusite. Os problemas podem gerar enxaquecas.
***
DORES NO CORAÇÃO
18h01
A leitora Ana Paula tem dores fortes no coração e acha que pode ser refluxo. Isso é possível?
O médico gastroenterologista Rodrigo Strobel responde:É muito comum a dor no peito chamar a atenção como se fosse de origem cardíaca e levar a pessoa a um pronto-socorro cardiológico. Após descartar o problema cardíaco, descobre-se ter como diagnóstico a doença do refluxo. Isso acontece porque o ácido do estômago sobe para o esôfago e o agride. O esôfago é um músculo que, na tentativa de se defender da agressão, se contrai com um espasmo, sendo chamado espasmo do esôfago. Isso traz dor forte no peito como se estivesse infartando.
***
INTESTINO IRRITÁVEL
17h57
O leitor Rafael Furtado pergunta qual é o tratamento para a síndrome do intestino irritável e quais os alimentos que não devem ser consumidos.
O médico gastroenterologista Rodrigo Strobel responde:Esse diagnóstico de síndrome do intestino irritavel deve ser de exceção, ou seja, vários outros problemas devem ser descartados. Entre eles verminoses, inflamação no intestino, alterações da flora intestinal, intolerância a alguns alimentos. Somente após vários exames, inclusive a colonoscopia, deve-se iniciar o tratamento, que consiste em medicamentos, atividade física e evitar ingestão de alimentos como leguminosas, como feijão, e alimentos gordurosos, além dos temperos fortes. Sempre deve-se focar em diminuir o estresse, que tem uma grande relação com o funcionamento do intestino.
***
GASTRITE E REFLUXO
17h51
O leitor Walter Basilli pergunta se quem toma remédios para gastrite evita também o refluxo. De uns meses para cá ele tem sentido queimação na garganta.
O médico gastroenterologista Rodrigo Strobel responde: Sim. A ação do medicamento é semelhante para ambos os casos, diminuindo a ação do ácido estomacal e causando a consequente melhora dos sintomas da gastrite e do refluxo. Mas a dosagem e o tempo do tratamento são diferentes, sendo que o ideal é realizar uma endoscopia. Se não fizer, você pode achar que está tratando uma doença e, na verdade, estar tratando outra.
***
CHÁS
17h47
A leitora Ana Beatriz quer saber se chá de boldo ou outra erva tira a sensação de estômago cheio. Deve-se tomar antes ou depois da refeição?
A nutricionista Elisângela Weirich responde: O chá de boldo é bom quando usado preferencialmente antes da refeição. Pode usar também outras plantas, como funcho, erva-doce e alecrim. Sempre 15 minutos antes da refeição. Chá verde é muito utilizado em restaurantes japoneses depois da refeição, mas pode prejudicar a absorção dos nutrientes que você acabou de ingerir. A quantidade ideal é de 200 ml de chá, de preferência sem açúcar. A eficiência dos chás depois da refeição é menor. Antes dela, a bebida trabalha no estômago vazio, o que melhora a absorção.
***
ARROTO
17h39
A leitora Dayse Maciel tem dores no estômago e arrota bastante após o café da manhã. Qual pode ser o problema?
O médico gastroenterologista Rodrigo Strobel responde:Muito provável que você tenha algum distúrbio no estômago. Pode ser um quadro de gastrite ou de refluxo. Seria interesante realizar uma endoscopia e então seguir um tratamento específico. É comum apresentar retorno do ar, que são arrotos esporádicos. Se isso ocorre com frequencia é provável que você tenha um distúrbio. Se ficar arrotando por uma hora, por exemplo, não é normal. Talvez você tome café preto, que pode piorar o refluxo. Refrigerantes e bebidas com gás e alimentos gordurosos também pioram esse quadro. Chocolate quente é outro alimento que causa arrotos. Laranja e seu suco, quando muito ácido, pode machucar o estômago. A indicação é consumir laranja lima.
***
MEDICAMENTO
17h32
O leitor Sandro Guimarães tem gastrite nervosa, que causa dores e faz com que acumule gases depois de se alimentar à noite. Qual medicamento ele deve utiizar?
O médico gastroenterologista Rodrigo Strobel responde:Suponho que você tenha o diagnóstico de certeza de gastrite com exame de endoscopia. Só após esse diagnóstico nós poderíamos iniciar um tratamento. Existem antiácidos e outros medicamentos que bloqueiam a produção de ácido do estômago. Mas sempre devem ser associados ao acompanhamento médico e aos cuidados na alimentação, como evitar alimentos muito ácidos e condimentos. Gastrite é o estômago inflamado. O estômago deve amassar o alimento para ter uma perfeita digestão e na situação de estar inflamado ele não consegue realizar essa tarefa e para de funcionar. A sensação é de estômago estufado.
***
LACTOSE
17h23
A leitora Adriana de Morais diz que tem intestino preso e que por meio de exames detectou intolerância à lactose. Desde então passou a comer produtos integrais com baixa lactose. Mas ainda assim passa mal.
A nutricionista Elisângela Weirich responde: É provável que você só diminuiu o leite e os derivados e não presta atenção nos rótulos de outros produtos. Você pode estar comendo pão integral ou derivados de leite escondidos em um outro alimento, por exemplo. Tem que observar melhor o rótulo para ver se tem presença ou não de leite. Você deve consumir mais líquido e praticar atividades para evitar isso. Pães, bolachas, macarrão instantâneo e massas congeladas também podem ter leite.
***
REFLUXO
17h17
O leitor Gerson Furman diz que tem pigarros frequentes. Ele sente bastante azia e refluxo durante a noite. Isso pode ser um sinal de hernia de hiato ou esofagite?
O médico gastroenterologista Rodrigo Strobel responde: Pelos sintomas, é muito sugestivo a doença do refluxo gastroesofagiano, que traria uma alteração na endoscopia. O exame pode apontar esofagite. O início do tratamento deve ser com a endoscopia, que demosntrará a existência ou não de refluxo. Depois disso, ele pode começar um tratamento com medicamentos e alterações na alimentação. Somente depois da endocopia ele deve fazer o tratamento.
***
Começa agora o chat com o médico gastroenterologista Rodrigo Strobel e com a nutricionista Elisângela Weirich que vão tirar as dúvidas dos leitores sobre problemas digestivos.
***
Logo mais, às 17 horas, você poderá tirar suas dúvidas sobre problemas digestivos como gases, gastrite, azia, prisão de ventre, refluxo e outros problemas.
O bate-papo será com o médico gastroenterologista Rodrigo Strobel e com a nutricionista Elisângela Weirich.
O chat será aqui no Blog do Minuto, mas você já pode mandar sua pergunta para o e-mail projetosespeciais@gazetadopovo.com.br
Você também poderá acompanhar o bate-papo on-line pelo site www.gazetadopovo.com.br/saude
Deixe sua opinião