Com esse calor, uma cervejinha gelada vai bem. Muito bem. Ao fazer a reportagem sobre produtos para manter a bebida naquela temperatura especial, publicada no caderno Verão no dia 26 de dezembro, me deparei em um dos blogs que leio regularmente com alguns recipientes térmicos um tanto, digamos, diferentes. Eles não são os mais comuns, nem os mais acessíveis, mas são bem mais criativos que os tradicionais.
O primeiro é na medida para quem curte uma piscina. No modelo mini bar, é uma bóia que fica flutuando livremente para que você se sirva sem sair da água. Há espaço também para apoiar as latinhas já abertas. Uma invenção esperta. Só cuidado para não exagerar na bebida dentro d’água.
Um dos que mais me impressionou, no entanto, foi um cooler que simula um taco de golfe. Obviamente, não foi feito para latinhas. A bebida vai diretamente no recipiente, como em uma garrafa térmica. No meio do jogo, você pode matar a sede com estilo. Será que dá para colocar chope nisso aí?!
Essa é especial para aqueles mais preguiçosos, ou que tem algo muito pesado para levar em longas distâncias. Pode-se dizer até que é um cooler que vem com carinho acoplado. E Cooler Croozer, um mini-carro movido a gasolina e com freios a disco. Entre os opcionais há partida elétrica e capota. Só não vale beber e dirigir!
Saindo do campo do design, vamos ao da Física. Outra descoberta da reportagem foi um vídeo feito pela Abralatas (Associação Brasileira do Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade) ensinando a gelar qualquer lata de alumínio em 5 minutos. Quem explica como é o professor do Instituto de Física da USP, Claudio Furokawa. Isso que eu chamos de ciência aplicada!
E você, como faz para manter sua bebida na temperatura certa?