Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

A saúde está em suas mãos

Bruno Gabrieli/divulgação

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) acaba de lançar o Movimento Contra o Linfoma. Com a frase “Se toca. Quanto antes você descobrir, melhor”, a instituição pretende informar as pessoas sobre este tipo de câncer, que se diagnosticado precocemente tem grandes chances de cura. Por ano, no Brasil, mais de 12 mil pessoas são diagnosticadas com linfoma. Isso significa que mais de uma pessoa por hora descobre ter câncer no sangue, mas grande parte da população ainda desconhece a doença.

Uma das ferramentas para divulgação da campanha é um hotsite www.movimentocontraolinfoma.com.br, clique , que traz informações sobre a doença e incentiva o autoexame.

A principal característica da doença é o aumento dos gânglios da garganta, axilas e virilha, muitas vezes vistos a olho nu ou percebidos por meio de toque. Ainda não se sabe como prevenir. Por isso o auto-exame é fundamental para que a pessoa note essas diferenças no seu corpo e procure um onco-hematologista, médico especialista desta área. Assim, quanto antes o linfoma for diagnosticado, maiores as chances de cura. Além do inchaço dos gânglios linfáticos, também são comuns sintomas como febre, suor noturno, fadiga, perda de peso, perda de apetite e coceira na pele. Se eles persistirem por 15 dias, a indicação é buscar uma assistência médica. Alguns pacientes não apresentam qualquer sintoma e a doença é descoberta por acaso num exame de rotina. Por isso, fique atento a qualquer alteração corporal, que é essencial para um melhor tratamento.

O movimento conta com o apoio do ator Lima Duarte, que há quatro anos apoia a causa, e da atriz Drica Moraes. A atriz acaba de passar por um tratamento de leucemia e sua primeira aparição oficial foi nas gravações do comercial do movimento.

Confira o vídeo com o ator Lima Duarte:

Confira o vídeo com a atriz Drica Moraes:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.