Anteontem foi o dia do amigo, como bem lembrou a Ana Clara no post aqui embaixo. Muita gente comemorou a data pelo twitter, enviando recadinhos genéricos de 140 toques aos “followers” da lista. Até aí, nada de novo – quem nunca fez amizades pelo Orkut ou Facebook, mesmo sem conhecer pessoalmente os donos das fotos? O que é novo, e no mínimo esquisito, é o site Rent a Friend, lançado na Inglaterra essa semana depois de fazer sucesso nos Estados Unidos e Canadá.
A ideia é simples: por apenas R$ 17 (10 dólares) você pode alugar um amigo pelo período de uma hora para ter companhia em eventos sociais e se sentir menos sozinho. Bizarro? Pois é.
Por exemplo, se você estiver viajando, pode contratar alguém que mora na cidade para mostrar as melhores baladas ou restaurantes do pedaço. Outra situação: você se matricula em uma academia de ginástica, mas quem disse que tem motivação pra correr na esteira? O jeito é alugar uma companhia com bom papo e muita disposição. E sempre existe a chance de escolher alguém supertalentoso que, de quebra, ainda te ensine a dançar, fazer tricô ou falar outra língua. O serviço, naturalmente, não inclui sexo, mas quem sabe ao fim do encontro vocês possam dividir um pacote de biscoito São Luiz (“coisa de amigo”, como dizia o comercial).
Nos Estados Unidos, o site Rent a Friend já conta com 2 mil assinantes, que pagam todo mês cerca de 25 dólares para ter acesso a um banco de dados com milhares de amigos em potencial. Por enquanto, o serviço está disponível apenas nestes países, mas logo logo a novidade chega por aqui. E você, alugaria alguém para ir ao cinema ou a uma festa do trabalho?