O chef de cozinha francês Laurent Suaudeau estará em Curitiba no dia 15 de junho para uma aula-show no Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, com poucas vagas disponíveis. O Guia Gazeta do Povo vai levar um leitor para participar do evento. Ele ensinará ao público nhoque de semolina ao gorgonzola e sugo de nozes, mignon recheado de champignon, confit de berinjela e abobrinha e molho de anchova. Para a sobremesa, confit de pera e papaia com emulsão de amêndoa e Williamine. Tudo com um toque de sofisticação.
Para participar do concurso cultural, acesse o site Guia Gazeta do Povo, siga o Guia no Twitter (@guia_gazeta) e responda à pergunta: Que receita você faria com ingredientes bem brasileiros para assistir a uma aula do chef Laurent Suaudeau? Só serão aceitas respostas postadas na ficha da aula-show. O regulamento completo está na home do site Guia Gazeta do Povo.
O próprio chef vai eleger o autor da resposta mais original. O nome do vencedor será divulgado no dia 14 de junho, às 16h o site do Guia.
O chef
Conhecido por introduzir a gastronomia molecular no Brasil, o chef Laurent Suaudeau foi também foi o precursor de um movimento importante na culinária brasileira: a valorização dos ingredientes regionais na alta gastronomia.
Radicado no Brasil desde 1980, Laurent veio a convite do famoso chef Paul Bocuse para trabalhar no Le Saint Honoré, restaurante conceituado da rede Meridien, no Rio de Janeiro. Ao chegar ao Brasil, descobriu ingredientes exóticos e ao mesmo tempo ricos em sabores como o cupuaçu, mandioquinha, manga e maracujá. Começou então uma nova fase na gastronomia nacional e o brasileiro passou a consumir ingredientes locais de outra forma.