Entre tantas opções de modelagens e lavagens de jeans, tantas diferenças de numeração de uma marca para outra, escolher o jeans ideal para seu corpo e estilo de vida fica mais difícil a cada estação. Para lhe ajudar nessa empreitada, a personal stylist Cíntia Castaldi e o designer de moda Roberto Arad deram algumas dicas para a matéria “Jeans para todos”. Aqui no blog, você confere mais alguns conselhos:
* Calça jeans só combina com ambientes informais. Ela não vai ao casamento e não deveria ir ao teatro e à opera.
* Calças largas com a barra dobrada ficam muito deselegantes. Os homens que usam calças afuniladas podem enrolá-las na perna ao invés de dobrar. Já as mulheres podem dobrar alguns centímetros da calça para fazer estilo. Barra dobrada diminui altura.
*Jeans claros ou estonados são bem informais, não caem bem para mulheres mais velhas ou pessoas mais gordinhas. Skinnys ou calças largas denunciam quem é muito magro ou está acima do peso.
* Na dúvida, opte por modelos de jeans escuros, retos ou levemente afunilados (bootlegs). Eles vão bem do escritório à balada, combinam com todos os corpos e idades.
* Prove! Pela anatomia, mulheres devem cuidar com a parte traseira do jeans e homens devem preocupar-se também com a parte frontal, que não deve estar muito larga nem apertada demais (por isso, o jeans skinny feminino não é uma boa escolha para homens).
* A porcentagem ideal de lycra numa calça é de até 2% para jeans simples e 3% para jeans com muitos tratamentos (como resinagem, por exemplo).
* O jeans laceia devido à transpiração e pressão exercida pelo corpo. O tecido retoma à forma original após a lavagem, mas com o tempo vai perdendo essa elasticidade.