Parece que nos Estados Unidos ninguém estende roupa no varal. Lá, todos usam secadora de roupa. Um varalzinho colorido, com lençóis, calcinhas ou roupinhas de bebê, é coisa muito mal vista. Há regras de comunidades e condomínios proibindo o uso deste antigo utensílio doméstico.
Só que as secadoras de roupa consomem muita energia e por isso agora há um buchicho em torno da volta do fio estendido no quintal para secar roupa. Ou mesmo, do varalzinho pendurado para fora da janela. Nos estados do Colorado, Havaí, Maine e Vermont foram criadas leis estaduais para tornar ilegal a proibição dos varais.
Por enquanto, só algumas pessoas com mais consciência ambiental aceitaram a novidade (que para nós, tem cara de antiguidade).
No Brasil, é o contrário: a secadora é que é raridade. Afinal, vivemos em um país ensolarado e todo mundo sabe que a roupinha que seca no sol tem até um cheiro melhor.
Mas, Curitiba é outra história: quem por aqui nunca sonhou com uma secadora poderosa para não passar apuro naqueles frequentes temporadas de chuva?
Você usa secadora de roupa? Acha que ele consome muita energia elétrica? E o velho varal? Vê alguma vantagem nele?