Olá Amigos
No próximo dia 12 de julho, o meu querido colega jornalista aqui da GP, José Carlos Fernandes, irá receber o título de Jornalista Amigo da Criança. O título é conferido anualmente pela ANDI (Agência de Notícias dos Direitos das Crianças).
A homenagem, segundo a agência, é um reconhecimento ao trabalho de jornalistas comprometidos com os temas da área social, principalmente aqueles relacionados a infância e adolescência.
Conforme informações que constam no site da ANDI, a qual reproduzo aqui, a escolha dos jornalistas não se baseia em uma reportagem ou conjunto de reportagens específico. “Mas na produção continua de matérias que contribuem para a discussão de políticas públicas dirigidas à população infanto-juvenil.”
Outros critérios decisivos na escolha são:
-Ética no exercício da profissão.
-Atuação com grande responsabilidade social enquanto formador de opinião.
-Contribuição para a construção de novos valores, buscando uma mudança de comportamento em seus públicos-alvos no que diz respeito aos direitos infanto-juvenis.
-Estímulo ao protagonismo juvenil através de seu trabalho.
Sem dúvidas o José Carlos está inserido em todos estes itens.
Fica aqui a minha saudação a este grande jornalista que é o Zé. Uma pessoa que me ensina muito, um ser humano sensacional, sem dúvidas uma pessoa e jornalista Amigo do Bem.
Já receberam o título aqui na Gazeta, o atual Diretor de Redação, Nelson Souza Filho; Danielle Brito – atual editora do suplemento Viver Bem (A Dani recebeu pelo seu trabalho no Caderno FUN, que não existe mais) e o repórter Mauri König.