Nesta quinta-feira, 20 de setembro, iniciou o I Encontro das Primeiras-Damas dos Municípios do Paraná. O motivo do encontro é a defesa de uma causa mais do que importante. Preparar uma força-tarefa para que todos os 399 municípios do estado realizem ações de conscientização e prevenção contra o câncer de mama. A data chave para apresentar as iniciativas é no dia 27 de novembro, “Dia de Luta contra o Câncer de Mama no Paraná”, instituído pela Lei nº 14.854. Em Curitiba a data será celebrada com vários eventos na Boca Maldita.
Durante o encontro será apresentado o projeto “Chaveiro da Vida – Prevenção ao Alcance das Mãos”, da Associação das Amigas da Mama, do Paraná, que foi o grande vencedor do 2.º Concurso de Projetos de Mobilização Social GESC Roche, divulgado no último dia 17 de agosto.
O Chaveiro da Vida traduz para o concreto o alerta para que as mulheres se previnam. Simbolicamente as peças que compõem o chaveiro são um lembrete diário para que todas se cuidem para diminuir as estatísticas alarmantes da doença. E para que as mulheres façam o auto-exame sempre.
A primeira conta do chaveiro representaria um nódulo de aproximadamente 1 cm, que pode ser identificado no exame de mamografia. A segunda, 1,5 cm, pode ser identificada quando realizado o auto-exame.
Já a terceira conta poderá ser identificada quando a mulher raramente faz seus exames (mamografia, auto-exame e exame clínico), daí o alerta para que as mulheres detectem os nódulos iniciais (as primeiras duas contas do chaveiro).
Vale lembrar que prevenção é respeito à VIDA.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada