| Foto:
CARREGANDO :)

Um time que veste vermelho e preto, é conhecido como Rubro-Negro da Baixada e está inscrito na Copa do Brasil, mas até agora não disputou nenhum jogo oficial em 2013 — somente jogos-treino e amistosos. É o Atlético. E também é o Brasil de Pelotas, adversário do Furacão na primeira fase da Copa do Brasil. O jogo de ida ocorre dia 3 de abril, no Bento Freitas, em Pelotas.

Se no Rubro-Negro paranaense a rotina de amistosos e jogos-treino foi uma escolha da diretoria, que preferiu por o sub-23 no Estadual e apenas treinar o elenco principal, no Rubro-Negro gaúcho não houve outra opção. O Xavante joga a Segunda Divisão do Gauchão, que começa no próximo dia 17. Assim, as partidas não oficiais foram a única alternativa para dar ritmo à equipe.

Publicidade

O desempenho do Brasil até aqui é muito bom. Entre amistosos e jogos-treino, todos contra clubes do interior gaúcho, são quatro vitórias e dois empates. O time ainda recebe o Canoas, no sábado. Nos quatro amistosos, o técnico Rogério Zimmermann manteve a mesma estrutura tática: quatro defensores, três volantes, um meia, um atacante de velocidade e outro de área.

Entre os destaques individuais, o meia Canhoto, responsável pela armação de jogadas e a bola parada; o experiente atacante Éder Machado, de 30 anos (os dois dividem a artilharia da pré-temporada, com três gols); e o lateral-direito Taffarel, boa opção de jogada de linha de fundo.

O Xavante tem vários jogadores conhecidos. O goleiro Luiz Muller e o zagueiro Fernando Cardozo são crias do Internacional. Também estão no elenco o atacante Gustavo Papa, que subiu com o Coritiba no Brasileiro em 2007; o atacante Brasão, de rápida e esquecível passagem pelo Atlético; e o meia Willian, ex-Paraná, J. Malucelli e Coritiba.

Até o duelo da Copa do Brasil, enquanto o Furacão deve manter uma rotina de amistosos para o elenco principal, o Brasil de Pelotas terá três jogos valendo três pontos. Enfrenta Riograndense, Farroupilha e Santo Angelo antes do confronto de ida com o Atlético. Programação capaz de dar ritmo de competição ao Xavante, mas não de reduzir a um nível preocupante a enorme distância entre os Rubro-Negros da Baixada.

Veja como foram os jogos da pré-temporada do Brasil de Pelotas

Publicidade

Jogos-treino
Guarany de Camaquã 1 x 1 Brasil
Cel. Silvio Luís (Camaquã), 14/2/2013
Gol do Xavante: Alex Amado.

Brasil 4 x 2 Guarany de Camaquã
Bento Freitas (Pelotas), 18/2/2013
Gols do Xavante: Fernando Cardozo, Cirilo, Márcio Jonatan e Alex Amado.

Amistosos
São Paulo-RS 0 x 1 Brasil
Aldo Dapuzzo (Rio Grande), 24/2/2013
Luiz Muller; Taffarel, Cirilo, Fernando Cardozo e Ricardo Schneider; Leandro Leite, Washington, Wender e Leandro Canhoto (Renato Martins); Éder Machado (Ricardo Bierhals), Alex Amado (Márcio Jonatan). Técnico: Rogério Zimmermann.
Gol do Xavante: Canhoto.

Brasil 1 x 0 São Paulo-RS
Bento Freitas (Pelotas), 27/2/2013
Luiz Muller; Taffarel, Cirilo, Fernando Cardozo, Ricardo Schneider (Ricardo Bierhals); Leandro Leite, Washington, Wender e Canhoto; Márcio Jonatan e Éder Machado (Alex Amado). Técnico: Rogério Zimmermann.
Gol do Xavante: Canhoto.

Brasil 1 x 1 Inter-SM
Bento Freitas (Pelotas), 3/3/2013
Luiz Muller; Taffarel (Márcio Jonathan), Cirilo, Renato Martins (Fernando Cardoso) e Ricardo Bierhals (Ricardo Schneider); Leandro Leite, Washington, Wender e Canhoto (Maicom Sapucaia); Alex Amado e Éder Machado. Técnico: Rogério Zimmermann.
Gol do Xavante: Éder Machado

Publicidade

Brasil 4 x 0 Cerro Largo-URU
Bento Freitas (Pelotas), 6/3/2013
Luiz Muller (Anderson); Taffarel (Maicom Sapucaia), Cirilo, Fernando Cardozo (Renato Martins) e Ricardo Schneider (Ricardo Bierhals); Leandro Leite, Washington, Wender e Canhoto; Alex Amado e Éder Machado (Márcio Jonatan). Técnico: Rogério Zimmermann.
Gols do Xavante: Éder Machado (2), Canhoto e Márcio Jonatan.