• Carregando...

Leonardo (caído) vê a bola estufar a teia de Aranha

Bastou o Coritiba dedicar-se por um tempo para derrotar o mistão do Santos, por 1 a 0, no Couto Pereira. O gol foi de Leonardo, tão decisivo hoje quanto nas vitórias sobre o Palmeiras e o Flamengo. Agregou à sua costumeira precisão um mestre da sinuca de boteco pé-sujo para passar a bola as companheiros uma entrega incomum, voltando várias vezes para desarmar na frente da área coxa-branca.

Rafinha e Léo Gago também jogaram muito. Rafinha correndo por todo o campo, marcando e criando as principais jogadas ofensivas do Coritiba. Gago retomou o bom futebol do Campeonato Paranaense.

A vitória levou o Coritiba ao nono lugar, com 54 pontos. Matematicamente a Libertadores é um sonho possível, embora eu mantenha a opinião de dois meses atrás, de que o time ficará pelo meio da tabela, uma campanha muito boa para quem acaba de subir. Mas, já que a chance existe, vamos às contas.

Em primeiro lugar, se o Coritiba vencer o Avaí domingo que vem, no Couto Pereira, é certo que chega ao Atletiba com chance de disputar a Libertadores. Ou seja, devemos ter um dos grandes clássicos da história do futebol paranaense no dia 4 de dezembro.

Para se classificar, o Coxa precisa vencer o Avaí e o Atletiba e contar com os seguintes tropeços dos times logo acima na tabela:

Internacional (4º 57P 15V +14SG)
Perder um de seus dois jogos, contra o Flamengo (Rio) e Grêmio (Beira-Rio). Dois empates também servem.

Figueirense (4º 57P 15V +4SG)
Perder um de seus dois jogos, contra Corinthians (Scarpelli) e Avaí (Ressacada). Dois empates também servem.

Flamengo (6º 57P 14V +11SG)
Perder um de seus dois jogos, contra Inter (Rio) e Vasco (Rio). Dois empates também servem.

São Paulo (7º 56P 15V +9SG)
Não vencer um de seus dois jogos, contra Palmeiras (SP) e Santos (SP).

Botafogo (8º 55P 16V +7)
Não vencer um de seus dois jogos, contra Atlético-MG (Minas) e Fluminense (Rio).

Se o Coxa vencer os dois jogos e todos estes cenários acontecerem, o Coxa termina em quarto e vai direto para a fase de grupos de Libertadores. Se o Coxa vencer os dois jogos e um destes cenários não acontecer, o Coxa termina em quinto e joga a primeira fase. Se dois ou mais destes cenários não se confirmarem, o Coxa está fora da Libertadores. Com 15 vitórias e 16 gols de saldo, o Coritiba não deve ter problemas nos critérios de desempate. É possível conseguir a vaga com uma vitória e um empate, mas aí a combinação matemática tem que ser bem complexa. Durante a semana eu esmiúço os cálculos, exatamente como fiz com o Atlético.

*****

Acompanhe o Bola no Corpo no Tuíter, no Feicebuque e no Google Mais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]