O 0 a 0 com o Figueirense deixa pouca coisa nova a dizer sobre o Coritiba. Apenas que já é hora de deixar qualquer ilusão de lado e olhar com ceticismo para o desfecho do Campeonato Brasileiro.
A Libertadores não virá. A distância de sete pontos é proibitiva e o a falta de consistência, desanimadora. Todos os times que estão na parte de cima da tabela tiveram um momento de arrancada no campeonato. Corinthians e São Paulo no começo; Flamengo na segunda metade do primeiro turno; Botafogo, Vasco e Fluminense na primeira metade do returno. O Coritiba não arrancou em momento algum e já deu inúmeros recados de que não fará isso nas 11 rodadas restantes.
Nessas 11 rodadas, a conta a ser feita é a de 10 pontos. Com isso, o Coritiba assegura a permanência na Primeira Divisão. A confortável distância de 10 pontos para o Z-4 e o futebol apresentado até agora indicam que a tarefa será cumprida sem grande esforço. Mas o ideal é que ela seja cumprida rapidamente. Primeiro para não despertar nenhum fantasma adormecido, mas principalmente para permitir ao Coritiba olhar com clareza para 2012.
O primeiro passo é definir a comissão técnica. Tudo indica para a permanência de Marcelo Oliveira e, no balanço do trabalho dele e das possibilidades de mercado, não há mesmo caminho melhor. E depois é preciso ver o elenco. Há muitos jogadores rondando os 30 anos, o que torna mais necessário ter reservas à altura dos titulares, pois ficou claro este ano que são raríssimos os momentos em que o elenco todo está à disposição do técnico.
Também há algumas renovações para tratar, casos de Bill, Pereira, Jéci e Édson Bastos. Dos quatro, eu não pensaria duas vezes em renovar com Pereira. Jéci é perfeitamente dispensável. Édson Bastos e Bill podem ser substituídos sem grandes traumas. E há contratos mais longos que merecem uma reflexão: Leonardo e Davi se machucam demais; Anderson Aquino não é mais o mesmo desde que prorrogou o contrato.
Enfim, há muito trabalho a ser feito (volto no tema essa semana) e quanto antes o Coritiba puder desencanar do Brasileiro, melhor será preparado o 2012 no Alto da Glória.
*****
Siga o Bola no Corpo no Twitter