Damião recebe o cumprimento de Dagoberto: não deu para Vanderlei
CARREGANDO :)

O Coritiba procura um 9 desde o início do ano. Tentou com Marcel até ver que seu problema não eram só os seis meses inativos. Transferiu Leonardo do DM para a China. Testou Caio Vinícius, Anderson Aquino e Roberto. O Internacional tem Leandro Damião. A entre colorados e coxas-brancas, hoje, no Beira-Rio, foi exatamente a mesma entre ter o 9 do Brasil na próxima Copa do Mundo e não ter 9 algum.

Damião fez um golaço em que aliou sorte e talento, deu o passe para o gol de Dagoberto, carimbou a trave de Vanderlei, quase fez um inacreditável gol de carrinho. Infernizou Demerson até não poder mais. É provável que o zagueiro coxa-branca sue frio na cama esta noite, sonhando que Damião está arrancando em sua direção. Recomendo a Demerson nem abrir os olhos. Vai que Damião está ao lado da cama, com uma bola nos pés, querendo demonstrar um pouco mais do seu repertório.

Publicidade

É verdade, o jogo não foi só tragédia para o Coritiba. Houve o gol mal anulado, que na melhor das hipóteses significaria não perder de zero. Houve o segundo tempo, em que o time jogou um pouco mais, errou menos passes, mas, no duro, ameaçou o gol colorado apenas no arremate de Lincoln defendido por Muriel. O suficiente para perder em pé. Pouco para merecer um ponto que fosse.

A derrota em Porto Alegre expôs a realidade do Brasileirão diante do Coritiba. O elenco existente hoje no Alto da Glória basta para estacionar na zona morta da tabela, mas não para tatear a classificação à Libertadores como no ano passado. Não falo de Copa do Brasil, em que o mata-mata reduz a distância entre as equipes.

Para conseguir mais no Nacional é preciso contratar. A começar por um 9 – não um Damião, pois neste nível somente São Paulo e Fluminense podem se gabar de ter alguém, mas que seja um minimamente confiável. E passa pela armação, pela lateral-esquerda e até pela zaga, pois o tranco hoje foi forte demais para o regular Demerson. É isso ou jogar o Brasileirão com a calculadora e a meta de 46 pontos sempre à mão.

*****

Publicidade