Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

El Morro é um camisa 9 como o Atlético precisa


Cena El Baño del Papa (2009), expoente da safra recente de bons filmes uruguaios, em co-produção com Brasil e França

Ter 31 anos me permite lembrar claramente de como era o tráfego de notícia em um mundo sem internet. O que me faz ainda ficar surpreso com algumas situações que só esse fluxo instantâneo de informação torna capaz. Enquanto a diretoria do Atlético mantinha sob sigilo os jogadores que pretende importar para a sequência do Campeonato Brasileiro, a imprensa uruguaia tratava abertamente da possível contratação de Santiago Garcia, atacante do Nacional, pelo Furacão. Seriam US$ 2 milhões por 50% dos direitos federativos do Assassino da Área, como chamam no Uruguai.

Assim que a notícia pipocou no tuíter, fiz uma consulta rápida aos colegas de trabalho Luís Augusto Símon e Marcus Alves – um e especialista em futebol uruguaio; o outro, perito em categorias de base. Juntei as preciosas informações à pouca lembrança que tenho de El Morro fazendo dois gols contra o Fluminense, este ano, no Centenário, pela Libertadores, para formar um juízo sobre sua possível contratação.

É um atacante de área, exatamente aquilo que o Atlético tanto precisa. El Morro compensa a baixa estatura para a posição (1,78 m) com boa finalização, força física e um eficiente senso de posicionamento. Ele gosta bastante de sair um pouco da área, receber a bola mais atrás e romper a zaga adversária em velocidade. Assim que ele fez a maioria dos seus 15 gols no Torneio Apertura 2010/11 do Uruguai – foi artilheiro.

Aos 20 anos, Garcia é oriundo da eficiente categoria de base do Nacional. É de lá que tem saído vários bons jogadores desta fase de redescoberta do futebol uruguaio. El Morro integra uma geração que no Uruguai é considerada a melhor desde aquela em que surgiu Enzo Francescoli, no início dos anos 80. Ao lado de Lodeiro, Coates, Maurício Pereyra, Viudez e Urretaviscaya, espera-se que forme a base de Celeste para as Copas de 2014 e 2018.

O Atlético confirmou o interesse. Se o negócio sair, tem tudo para ser uma boa contratação. E mostra, sim, que o Atlético está atento ao mercado sul-americano, de onde podem vir opções boas e com preço acessível para reforçar os nossos clubes. Assunto sobre o qual escrevi semana passada, na versão anterior do Bola no Corpo.

Abaixo, um clipe com gols de Santiago Garcia.

*****
O post acabou, mas no tuíter o Bola no Corpo não para nunca.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.