Falei rapidamente por telefone com o Alfredo Ibiapina e um pouco mais demoradamente com o Marcos Malucelli.
Do Alfredo, as informações são basicamente as já passadas pela sempre ágil Nadja Mauad. Hoje à tarde ele se reúne com Renato Gaúcho no Rio para oferecer um contrato ao treinador. Enquanto não for definido o técnico, o Atlético não contrata nem dispensa jogador algum.
Sobre Vagner Mancini, Ibiapina disse ter feito uma sondagem com o empresário dele, Fábio Mello. Perguntou como estava a situação dele no Ceará, se havia algum interesse de conversar e só. Ibiapina garante que nem ele nem ninguém do Atlético foi ao hotel atrás de Mancini, como foi dito pelos dirigentes do Ceará.
*****
Agora, Malucelli. Falei com ele sobre vários temas. Então recorro ao preguiçoso, porém eficiente método do tópico e declaração. Lá no pezinho eu comento.
Prazo para o novo treinador
“Queria um já para ontem, contra o Fluminense. Difícil dizer até quando, mas estamos trabalhando para que o novo técnico estreie semana que vem, contra o Inter”
Renato Gaúcho
“Não tem um nome preferido. Há vários nomes e o Renato é um deles. É um bom nome, especialmente pelo relacionamento direto com os jogadores, o bom diálogo que mantém com eles por ainda preservar a imagem de ex-jogador recente”
Assédio a técnico empregado/ Vágner Mancini
“Qualquer negócio feito pelo Atlético tem que passar pelo presidente tenha certeza que eu não assinaria a contratação de um profissional empregado. Não posso policiar todas as atitudes dos dirigentes do Atlético para evitar que eles procurem um profissional empregado. Agora, contratado e procurado oficialmente pelo Atlético treinador nenhum vai ser”
Diego Aguirre/ negociação com Figer
“O contrato do Diego Aguirre com o Peñarol previa que ele poderia sair a qualquer momento caso recebesse uma proposta de fora. Quando o Alfredo foi a Montevidéu negociar o Santiago Garcia, buscou algumas informações sobre o jogador, inclusive com o Aguirre e o Aguirre comentou essa cláusula. Depois, quando abrimos negociação, ele falou que viria ao Brasil para conversar conosco e aí sim disse que era representado pelo Figer. Até então, para nós era ele quem negociava diretamente os contratos. Então o Alfredo fez, sim, uma reunião com o Figer, pois já estávamos negociando. Mas aí veio uma proposta do Oriente Médio que era impossível cobrir”
Contrato de 6 meses
“Atrapalhou somente no início do ano, quando oferecemos ao Falcão um contrato de um ano, ele queria dois e nós não fechamos. O Aguirre levantou essa questão, mas nem chegou a ser um empecilho por causa da proposta árabe. Estamos negociando com treinadores caros, como vou deixar para a próxima diretoria um profissional com salário alto e multa cara? De preferência, fecharemos contrato até 15 de dezembro, um dia depois da final da Sul-Americana. Mas se houver necessidade, podemos oferecer um contrato maior”
Elenco
“Vamos primeiro trazer o técnico, fazer uma reunião com ele e aí ele define onde precisa de reforços ou se tem que haver dispensas. Não podemos mexer no elenco agora sem trazer o técnico”
Efeito ruim no elenco da saída do Geninho
“Não há absolutamente nada disso, é uma avaliação equivocada. Quem diz isso é porque não vai ao CT do Caju”
Reunião com os jogadores
“Me reuni com os jogadores antes do jogo com o Fluminense, somente eu e eles, sem comissão técnica. Foi uma reunião muito boa, eles participaram bastante, estive na preleção também. Não há racha, não há nada de problema no elenco. Há uma grande união para tirar o Atlético dessa situação, mas infelizmente as coisas não estão acontecendo em campo. Se fosse fácil localizar a causa da má campanha, já teríamos resolvido, Mas tenho confiança de que as coisas vão melhorar depois dessa conversa”
Possibilidade de dispensar figurões (como o Rafael Moura em 2009)
“Sem dúvida, o Atlético está em primeiro plano, acima de qualquer jogador. Se concluirmos que três, quatro ou cinco jogadores são a causa, no minuto seguinte estão fora. Mas te assegurou que não tem problema no elenco. O problema é que todo mundo acha que sabe o motivo a solução e isso gera muita especulação”
Meus comentários
– Renato é um bom nome, é boleirão, vai trazer o grupo para perto dele. Mas é nome para seis meses mesmo. Ainda não o vejo fazendo um trabalho de longo prazo.
– Sobre o elenco, com indisciplina ou sem, com corpo-mole ou sem, acho que é hora de tirar algum figurão para dar um choque de ordem no vestiário.
E vocês, o que acharam?
Deixe sua opinião