• Carregando...

Se você está olhando para a classificação da Série A, pensando no que seu time precisa fazer para entrar na zona de classificação à Copa Sul-Americana, preciso lhe dar uma informação: não existe mais faixa de classificação para a Sul-Americana. E mais, se o seu time jogar a Sul-Americana do ano que vem, será porque fracassou na Copa do Brasil.

No meio do ano, a CBF anunciou novos critérios de definição dos brasileiros que jogarão a Sul-Americana, um fato que passou batido para a maioria das pessoas, por isso esse post temporão. A primeira novidade é que não existe mais a zona de classificação para o torneio. A segunda é que os promovidos à Série A do ano que vem ou os quatro rebaixados do Brasileirão deste ano podem entrar no primo pobre da Libertadores.

Pelo novo critério, os representantes nacionais na Sul-Americana serão os oito melhores do Brasileiro-2012 que não estejam nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2013, nem tenham caído para a Série B do ano que vem. Se ainda assim sobrarem vagas, elas serão distribuídas, por ordem de classificação, para os quatro primeiros da Série B deste ano. Se ainda houver vaga disponível, vai para os quatro últimos da Série A da atual temporada.

(Adendo necessário, a Copa do Brasil do ano que vem será jogada de março a novembro. Os brasileiros da Libertadores entram no torneio a partir das oitavas de final. Ou seja, Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Grêmio, Atlético Mineiro e, provavelmente, São Paulo não jogam a Sul-Americana)

Voltando… Não faz o menor sentido estabelecer uma faixa de classificação para a Sul-Americana, pelo simples motivo de que é impossível designar onde ela começa ou termina.

Você pode até contra-argumentar que se o Coritiba, por exemplo, terminar entre os 12 primeiros, entrará na Copa do Brasil já com uma vaga na Sul-Americana na manga. Isso é verdade. Mas não tem como dissociar a classificação para o torneio continental do gosto amargo de, depois de duas finais, não estar nem entre os 16 melhores da Copa do Brasil. Amargor semelhante ficaria para os atleticanos. Entram na fila da Sul-Americana com o iminente acesso à Série A. Mas só desfrutarão do retorno ao torneio do qual foi semifinalista em 2006 caso caiam preococemente no mata-mata nacional.

No cenário atual do futebol brasileiro, com dinheiro jorrando para poucas equipes, a Sul-Americana é uma oportunidade real para clubes médios no cenário nacional (dupla Atletiba, é com vocês) conquistarem um título internacional. E a CBF deu um jeito de transformar a chegada a ela em derrota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]