Conhecem o Olheiros? É um site especializado em categorias de base, a melhor referência em português para saber o que acontece nas competições sub. A cada três meses eles publicam um ranking de desempenho das equipes em torneios de base. A última atualização saiu hoje, com uma posição expressiva da dupla Atletiba. O Coritiba é o terceiro e o Atlético é quinta na relação encabeçada pelo Internacional.
É necessária a ressalva de que o ranking tem como critério apenas o desempenho em competições da base. Ou seja, dados relevantes para detectar se o trabalho na base realmente está sendo bem feito, como aproveitamento da garotada no profissional ou dinheiro amealhado com a venda de revelações. Mas fazer boas campanhas em torneios como Copa São Paulo, Taça BH e outras Copas nacionais e internacionais serve de indício de que há bons garotos sendo trabalhados nos clubes.
Confira o top 10 e a posição dos demais paranaense na lista. A notícia completa e os critérios para a composição do ranking podem ser conferidos diretamente no Olheiros.
1º Internacional 391
2º Cruzeiro 241,6
3º Coritiba 216,6
4º Atlético-MG 193
5º Atlético-PR 188,8
6º Fluminense 187,9
7º Vitória 175,5
8º São Paulo 172,7
9º Bahia 159,5
10º Grêmio 154,2
42º Bahia 28
49º Corinthians-PR 24
55º Operário 20
75º Cascavel 14
Engenheiro Beltrão 14
Iraty 14
Sentiu falta do Paraná? O ranking leva em consideração os resultados dos três últimos anos
em 20 competições diferentes, fora os estaduais. Na listagem de dezembro do ano passado, o Paraná apareceu em 117º, com os 5 pontos da chegada às quartas de final da Copa São Paulo de 2009. Os resultados da Copinha de 2009 foram substituídos pelos da edição desse ano, da qual o Tricolor foi eliminado logo na primeira fase. Com isso, o Paraná fica zerado, pois de março de 2009 para cá não fez nada digno de nota – e pontos – em torneios de base. Sintomático.
*****
Sobre a dupla Atletiba, não tenho muito a falar além do que já escrevi por aqui “n” vezes. Fazer boas campanhas em torneios de base é legal, dá visibilidade, alegra o torcedor, mas bom mesmo é fornecer jogadores que possam ser usados pelo profissional. O Coxa tem usado pouco – segundo o Ximenes, porque não há motivo para acelerar o processo de maturação da piazada. O Atlético voltou a usar muito esse ano, principalmente por necessidade, e vem obtendo bons resultados.
E vocês, estão satisfeitos com o trabalho dos seus clubes na base?
Deixe sua opinião