O Coritiba conseguiu tantas marcas expressivas este ano que certamente a lista a seguir deixará alguma de fora, mas vamos lá: título estadual invicto, maior série de vitórias do futebol brasileiro, vice-campeonato da Copa do Brasil e agora o maior ataque da história do clube em uma temporada, 124 gols.

CARREGANDO :)

Marcelo Oliveira e este grupo de jogadores será para sempre lembrado. Toda vez que a imprensa ou mesmo os torcedores em torno de uma mesa pararem para falar das memórias do Coritiba será inevitável citar a campanha de 2011.

Haverá um seleto grupo de jogos para dar embasamento científico as façanhas deste Coxa, mas principalmente para alimentar o imaginário em torno desta equipe. Independentemente do que ocorrer no restante da temporada, este Coritiba já é lendário e suas batalhas mais marcantes serão daquelas que, em poucos anos, todo coxa-branca irá jurar que assistiu a todas com os próprios olhos, mesmo que a capacidade dos estádios indiquem ser fisicamente impossível tanta gente ter assistido àquela partida in loco.

Publicidade

Abaixo, uma seleção de jogos que o Coritiba 2011 deixa para a história do clube.

7 – Coritiba 5 x 1 Vasco (Brasileiro)
A tabela do Brasileirão acabou indicando um Coritiba x Vasco bem entre as duas partidas em que os dois clubes decidiam a Copa do Brasil. Marcelo Oliveira e Ricardo Gomes escalaram o time reserva e o Coritiba massacrou. Em 20 minutos o placar já indicava 4 a 0, com três gols de Anderson Aquino. O resultado deu o combustível necessário para time e torcida acreditarem no título da Copa do Brasil.

6 – Coritiba 5 x 0 Botafogo (Brasileiro)
O jogo mais recente para a lista, que fez o time de 2011 tornar-se o mais efetivo da história do clube em uma temporada.

Publicidade

5 – Coritiba 4 x 2 Atlético (Paranaense)
A primeira grande vitória do ano veio sobre o maior rival. No primeiro tempo, 10 minutos mágicos, com três gols e um desmoralizante chapéu de Leandro Donizete em Paulo Baier tornaram-se uma prévia fiel do que o Coritiba seria capaz de fazer no semestre.

4 – Santos 2 x 3 Coritiba (Brasileiro)
A única partida da lista disputada fora de Curitiba foi cercada de contornos épicos. Duas vezes atrás no placar, com Edson Bastos pegando pênalti e o juiz errando absurdamente, o Coritiba conseguiu a virada e a vitória dentro da Vila Belmiro.

Publicidade

3 – Atlético 0 x 3 Coritiba (Paranaense)
A partida que decidiu o título estadual deu a medida exata da diferença técnica entre os rivais naquele momento do ano. O Atlético ameaçou uma pressão que o Coritiba suportou sem muita dificuldade. Quando resolveu jogar, o Coxa matou o jogo e deixou a nítida impressão de que foi só 3 a 0 porque o time não quis fazer mais.

2 – Coritiba 3 x 2 Vasco (Copa do Brasil)
Está, sem dúvida, entre os três melhores jogos do ano envolvendo clubes brasileiros. Do primeiro ao último minuto, era impossível cravar quem seria o campeão. O Coritiba saiu perdendo, virou, esteve duas vezes a apenas um gol do título, sofreu com erros individuais e coletivos, se reergueu com a dedicação de seus jogadores, alimentou-se da energia passada pela torcida. Um jogo que nasceu épico, mas sem o esperado final feliz para a torcida alviverde.

1 – Coritiba 6 x 0 Palmeiras (Copa do Brasil)
Uma das maiores exibições dos 102 anos de história do Coritiba. A atuação mais exuberante que muitos coxas já viram e terão visto do seu clube. A melhor demonstração do que o time dos 124 gols (por enquanto) no ano é capaz de fazer.

Publicidade

*****

Do Coritiba 5 x 0 Botafogo só vi os melhores momentos. Estava na estrada durante o jogo. Pelos relatos e pelos lances, um placar merecido a ponto de o pênalti inexistente sobre Bill e convertido por Marcos Aurélio não fazer diferença significativa. Não resta dúvida de que esse Coritiba é capaz de atuações maravilhosas como a de ontem, como comprova a relação acima. O que o Coxa precisa é mostrar capacidade de ter uma boa e duradoura sequência de jogos do Brasileiro. Por enquanto, o ritmo segue sendo o da cadeira de balanço.