Náo tem milagre, não tem atalho: evolução requer investir tempo, recurso, grana e energia. Assim como em um relacionamento amoroso, é necessário investir em si mesmo e em quem está ao seu lado para fazer dar certo. Podemos dizer que o âmbito profissional segue a mesma premissa. Como empreendedor e líder do seu negócio, você é o responsável por fazer a máquina girar.
Por isso, pergunto a você, pequeno, médio e grande empresário: o quanto você investe em seu crescimento? Se ainda não investe, o que está esperando para dar o primeiro passo?
Finanças e tempo já não são mais desculpas para atrapalhar o seu desenvolvimento. Hoje, perde-se de vista a quantidade de capacitações, consultorias, workshops, simpósios, entre outros recursos disponíveis online e financeiramente acessíveis que agregam conhecimento e expertise ao portfólio.
Não vale esquecer que a liderança constrói, mas o trabalho em equipe mantém. Por isso, além de se capacitar e ser o responsável por influenciar positivamente seus liderados, é fundamental desenvolver tanto as hards quanto as soft skills de quem caminha com você.
Durante esses mais de 10 anos de atuação, posso dizer que as dezenas de milhares de dólares que investi para progredir profissionalmente não foram em vão. Pelo contrário: indicadores e resultados provam que foram escolhas assertivas e vantajosas para o que me propus a fazer - esse investimento voltou muitas vezes multiplicado.
Assim como o capital de giro é importantíssimo para garantir a saúde, equilíbrio e longevidade do negócio, minha dica é incluir outro item essencial: estabelecer uma reserva anual para o SEU DESENVOLVIMENTO como empresário. Podem ser treinamentos, formações, grupos de networking e imersões que vão impactar, também, no impulsionamento da empresa. E sim, esta deve ser uma das primeiras atitudes a serem tomadas pelo gestor, pois é um dos poucos – e principais - investimentos que possuem ROI (Return Over Investiment, ou retorno sobre o investimento) positivo e garantido. Busque mensurar o impacto no número de vendas e o crescimento da participação no mercado após essas ações, por exemplo.
Entrega, produtividade, expansão de ideias e, claro, o valor monetário agregado. O que hoje você enxerga como um “gasto”, amanhã será o grande investimento de sua empresa. E estarei pronto para compartilhar mais essa vitória contigo lá no Instagram (@_oayres).
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião