Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bruna Frascolla

Bruna Frascolla

Monumento ambientalista

As pedras da Geórgia simbolizam um combate perpétuo ao humano

pedras da geórgia
As pedras da Geórgia, em Elbert, Geórgia (EUA). Foto de 2011. (Foto: Bigstock)

Ouça este conteúdo

Mês passado, os confins mais obscuros do Twitter e do Telegram estavam falando da queda das pedras da Geórgia, com imagens de um mini Stonehenge. Eu pensei que se tratava de algum monumento ancestral do Leste europeu, mas não: é a Geórgia dos Estados Unidos, e o monumento foi inaugurado em 22 de março de 1980. As partes mais vistosas que compõem o monumento são as quatro tábuas gigantes com dez mandamentos escritos em oito línguas. Eis os dez mandamentos, escritos em inglês, espanhol, suaíli, indiano, hebraico, árabe, chinês e russo:

  1. Manter a humanidade abaixo dos 500.000.000, em perpétuo equilíbrio com a natureza.
  2. Guiar a reprodução com sabedoria – aprimorando a adequação (fitness) e diversidade.
  3. Unir a humanidade com uma nova língua viva.
  4. Governar a paixão – a fé – a tradição – e todas as coisas com a razão temperada.
  5. Proteger os povos e nações com leis e cortes justas.
  6. Deixar todas as nações governarem internamente, legando disputas externas a uma corte mundial.
  7. Evitar leis mesquinhas e burocratas inúteis.
  8. Equilibrar direitos individuais com deveres sociais.
  9. Premiar a verdade – a beleza – o amor – buscando harmonia com o infinito.
  10. Não ser um câncer na Terra – Deixar espaço para a natureza – Deixar espaço para a natureza.

Traduzi do inglês, mantendo a pontuação idiossincrática. O monumento tem mais umas inscrições em línguas mortas, orifícios para marcar eventos astronômicos, instruções incompletas para abrir uma cápsula do tempo… Quanto à sua autoria e financiamento, informa: quem fez foi “R. C. Christian (um pseudônimo)”, e quem bancou foi “um pequeno grupo de americanos que buscam a Idade da Razão”.

Sem dúvidas, o monumento foi financiado por um bando de malucos pretensiosos. Malucos pretensiosos não raro causam estrago – os nazistas eram malucos pretensiosos, os comunistas eram malucos pretensiosos. Mas se os nazistas e os comunistas diziam que queriam acabar com uma parcela da humanidade, é muito duvidoso que quisessem acabar com uma parcela tão grande e manter o resto sob coação. Os marxistas queriam que o proletariado reinasse, e o proletariado é numeroso. Os nazistas, mesmo que porventura quisessem matar todo não-alemão (o que não é verdade), pretendiam usar os terrenos da Rússia como Espaço Vital a ser ocupado pela raça ariana, que se multiplicaria ali indefinidamente. Não é exagero, portanto, dizer que as pedras da Geórgia pregam algo que vai além do genocídio: é um combate perpétuo ao humano, independentemente de considerações morais, raciais e econômicas.

Quem fez?

O número mágico de meio bilhão de habitantes é coisa de ambientalista. Em seu breve resumo histórico do ambientalismo malthusiano, intitulado O Reich Verde: Do aquecimento global à tirania verde (Armada, 2021), Drieu Godefridi atribui à obra The Population Bomb (1968), de Paul Ehrlich, o número mágico. Segundo ele, “podemos encontrar seu desenfreado antihumanismo no ambientalismo contemporâneo, que tem vontade de reduzir a população humana a uma pequena fração do que é [Ehrlich falava em 500 milhões], uma redução drástica que seria a solução final para o problema ecológico e até mesmo a ideia de instituir um Imposto Internacional de Sobrevivência, pago por países desenvolvidos e recolhido pelas Nações Unidas, porque ‘homens e nações aprenderam como somos dependentes uns dos outros e da saúde da nossa pequena espaçonave chamada Terra’” (p. 32).

De fato, não há surpresas portanto quanto ao fato de os mandamentos serem voltados à preservação da natureza – natureza esta que curiosamente exclui o homem.

Se alguém pichasse uma suástica, sem dúvidas haveria esforços para descobrir o autor da pichação. Já a autoria desse monumento apologista de genocídio permaneceu um mistério por décadas.

Em 2015, o diretor Christian Pinto fez um documentário intitulado Dark Clouds over Elberton com a finalidade de descobrir a autoria do monumento. No fim das contas, a única pessoa que interagira de maneira mais próxima com R. C. Christian era o banqueiro encarregado de fazer as transações entre os artesãos e os pagadores. O banqueiro, já velhinho, gostava muito de R. C. Christian, jurava que era um cristão e alguém desejável em qualquer comunidade – e não um satanista, como diziam os moradores locais. Por isso, estava comprometido a levar o segredo de sua identidade para o túmulo. No entanto, mediante as insistências do documentarista, ele aceitara fazer uma pequena concessão: apenas abrir a caixa de papéis referentes à construção do monumento, sem se comprometer a abrir envelope nenhum. O velhinho despejou os envelopes no chão, o documentarista filmou o ato e investigou os endereços.

Outra fonte para pistas foi o livro que R. C. Christian publicou em 1986, para dar esclarecimentos relativos aos seus mandamentos. No mais, a empreiteira manteve papéis da época da construção do monumento e à compra do terreno, o que inclui cartas de R. C. Christian.

Somando-se tudo, o documentarista chegou às pessoas de Robert Merryman – que publicou o livro – e Herbert H. Kersten. Este último seria o R. C. Christian que visitara a cidade e tratara pessoalmente da construção do monumento. Kersten em alguma língua nórdica antiga significaria cristão (em inglês, Christian), e o pseudônimo acaba sendo a fusão do nome da dupla de amigos.

Kersten era médico e inventor, mas fez constar em sua lápide duas qualificações: médico e conservacionista, ou seja, ambientalista.

Mais americanos

De posse da identidade de Kersten, o documentarista pôde ir à cidade natal do inventor, Fort Dodge, procurar maiores informações na biblioteca local, bem como conversar com historiadores e conhecidos. A cidade tem hoje menos de 30 mil habitantes, o que quer dizer que todo o mundo se conhece. Logo souberam ainda que Kersten se considerava um arquiteto; além disso, encontraram um artigo em que o médico defendia que controle populacional era então o “problema de saúde” mais urgente, já que a população em breve levaria à exaustão de recursos naturais e estava poluindo demais. O problema seria resolvido com “educação” e contraceptivos. Paradoxalmente, Kersten era católico e deixou uma grande herança para a Igreja após a sua morte.

Na verdade, Kersten era um paradoxo ambulante, pois todos sabiam de sua concomitante adesão à Igreja e à contracepção, bem como por sua admiração pessoal por Shockley, um cientista que ganhou o Nobel, praticamente fundou o Vale do Silício, acreditava na superioridade ariana e defendia a redução populacional por meio da esterilização remunerada de quem tivesse um QI inferior a 100. Além disso, segundo o próprio Kersten contara, Shockley acreditava que ele conseguiria provar que os europeus nórdicos são a raça superior. Também nisso, é claro, estava em contradição com a Igreja.

No mais, Kersten era um notório supremacista branco. Chegou a enviar carta para jornal de outro estado defendendo David Duke, um ex-líder do Ku Klux Klan. O colunista criticado por ele respondera em público, e a alegação do médico era que David Duke era um dos poucos que conheciam o verdadeiro interesse dos EUA, e dá voz às crenças dos americanos racionais (reasonable). E David Duke, a seu turno, tem um livro autobiográfico no qual revela que Shockley era seu amigo.

É possível, portanto, que os ambientalistas que construíram o monumento da Geórgia sejam um círculo supremacista branco em cujo centro está William Shockley, o inventor do semicondutor, o cientista e engenheiro elétrico que deu origem à indústria tecnológica do Vale do Silício.

Dúvida que fica

Não há mistério quanto à escolha do local para a construção do monumento. Elberton, da Geórgia, é um local famoso pela qualidade do seu granito e da perícia dos artesãos em trabalhar a pedra. Convenhamos que é muito mais difícil contratar um empreiteiro numa cidadezinha para fazer uma obra excêntrica e cara anonimamente do que pichar uma suástica no meio da rua. As pedras da Geórgia atiçam a curiosidade de teóricos da conspiração há décadas e, é bom frisar, defendem a redução da humanidade a uma fração daquilo que era já na década de 80. Como foi preciso esperar 35 anos para um documentarista descobrir essas coisas? O mínimo necessário para tal coisa é a aceitabilidade social do genocídio, desde que se apresente sob a capa do ambientalismo ou da ciência. No mínimo é isso; no máximo – falemos enquanto ninguém criminaliza “teorias conspiratórias” – a elite do Vale do Silício, essa mesma que empurra o identitarismo e ambientalismo neomalthusiano goela abaixo, continua apitando até hoje, com o mesmo ideário de Shockley e seus pupilos.

De todo modo, a aceitabilidade do genocídio é um fato. O fatídico número de meio bilhão apareceu outra vez este ano, no Fórum Econômico Mundial, tratando do mesmo assunto do crescimento populacional, como mencionou Paula Schmitt aqui. É preciso abrir o olho para esse monte de aspirante a genocida que faz cara de paisagem.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.