A empresária Luiza Trajano| Foto: Ana Volpe/Agência Senado
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Há no vocabulário do esquerdista brasileiro uma série de expressões que não constam em Marx, muito embora o esquerdista jure de pés juntos ser um marxista. Uma delas é a do campeão nacional, que anda de mãos dadas com a imagem do PT moderado. Lula se elegeu com o empresário José de Alencar como vice, e agora as Carolinas já enxergam Luiza Trajano, do Magazine Luiza, a nova vice. Ela seria o José de Alencar 2.0 que nos levaria de volta para o começo do milênio, um Eldorado que poderia melhorar apenas se introduzíssemos racismo negro e sexismo feminista.

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Fica a pergunta: isso é Marx? Resposta simples e rotunda: Não, não e não. Nem a aliança com empresários, nem o corte racial ou sexual das relações econômicas.

Marx acreditava na luta irreconciliável de classes

Marx viveu na Inglaterra sofrida da Revolução Industrial. Ele viu o surgimento de um tipo urbano chamado “proletariado”, que é o homem sem terras que tem apenas a sua força de trabalho para vender. Imaginem aquelas famílias retirantes de antigamente, cheia de filhos, migrando para a cidade: era mais ou menos o que Marx tinha diante dos olhos, ao mesmo tempo que encarava a novidade nunca vista da Revolução Industrial, que fez com que as cidades, não as zonas rurais, fossem os polos produtores de riqueza na Europa.

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Com um raciocínio bastante intuitivo, Marx olhou para aquelas famílias numerosas, com expectativa de vida baixíssima, e achou que haveria cada sempre montanhas de proletários à disposição dos empresários, de modo que estes poderiam aumentar cada vez mais sua margem de lucro, e oprimir cada vez mais o proletariado.

Isso levaria inexoravelmente a uma Revolução Proletária, em que a classe proletária, não aguentando mais a opressão, iria finalmente aniquilar a burguesia (a classe empresarial, os banqueiros, os comerciantes), tomar os meios de produção (as fábricas) e acabar com a propriedade privada. Os proletários criariam a Ditadura do Proletariado, que distribuiria a produção de maneira sábia e equitativa, até que o Estado feneceria, por ser desnecessário, e a humanidade viveria numa espécie de Éden industrial, onde os homens podem trabalhar na fábrica de dia e escrever crítica de arte à noite, porque toda a produção seria partilhada de maneira fraternal pela humanidade liberta do dinheiro e da ganância.

Antes de Karl Popper escrever A sociedade aberta e os seus inimigos, esse desvario messiânico passava por ciência, e era aceito como tal pelas universidades. O jeitão religioso do marxismo é evidente; e, olhando em retrospecto para os séculos XIX e XX, não é de admirar que o crescimento do ateísmo tenha sido acompanhado pelo crescimento de uma religião disfarçada de ciência.

Religiões têm seus tabus e pecados. O marxismo cresceu bem nas áreas de cultura católica, em que lucro e enriquecimento nunca foram lá muito bem vistos. O pecado marxista chama-se mais-valia, que, no frigir dos ovos, é o lucro do empresário. Marx não entendia de economia; ele achava que as coisas tinham valor monetário em si mesmas, em vez de serem determinadas apenas pela oferta e procura. Assim, se os proletários, somados, não tinham a mesma riqueza que o patrão, isso queria dizer que o patrão se apropriara indevidamente do trabalho do proletariado, o que constituía um roubo e uma injustiça. Essa quantia apropriada é a mais-valia.

Agora pensem: Luiza Trajano viveu sem mais-valia? O Magazine Luiza é uma ONG sem fins lucrativos? Ela vai se eleger e socializar o Magazine Luiza?

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Trabalhismo racista

Olhando em retrospecto, é evidente que o marxismo não poderia dar certo nunca. Por isso, o que não faltou no século XX foi gambiarra: já começa com Lênin, que resolveu trocar o proletariado, essa entidade amorfa, pelo Partido Comunista, que passaria a desempenhar o papel de líder da Revolução. E aí ficamos com essa coisa de ditadura do partido, uma gambiarra muito bem sucedida, adotada em países mundo afora. Inclusive na Alemanha Nazista.

Neste ponto, haverá sempre quem lembre ser o nazismo uma abreviatura do nacional-socialismo, e que o nome completo era Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP). Vamos com calma, porque se a coisa fosse tão simples, a República Popular Democrática da Coreia, mais conhecida como Coreia do Norte, seria uma república democrática. O NSDAP existia antes de Hitler, era sediado em Berlim, e fora como que tomado dos irmãos Strasser.

Quem gostar de entrar na esparrela de definir esquerda e direita — eu acho bobagem — encontrará quem diga que o fim do nazismo de esquerda se deu com a expulsão dos irmãos Strasser, um evento que se confunde com a Noite das Longas Facas. Nela foi assassinado Ernst Röhm, o número 2 do nazismo, chefe das SA, um militar gay assumido e líder dos seus múltiplos amantes viris. Nesse mesmo evento, mataram um dos irmãos Strasser. Se minha memória não falha, Joachim Fest e Aurel Kolnai falam de nazismo de esquerda, extinto com a hegemonia hitlerista.

O nazismo “de esquerda”, o strasserismo, admirava a União Soviética, e tinha como livro de cabeceira Das Dritte Reich (O Terceiro Império), de Möller-Bruck. Segundo esta corrente, cada povo (leia-se com conotação racial, à maneira dos racistas negros que dizem “o povo negro”) poderia desenvolver um socialismo peculiar. A União Soviética realizara o socialismo do povo eslavo; cabia ao povo germânico criar o seu socialismo nacional, daí nacional-socialismo.

Hitler vinha do Império Austro-Húngaro e pegou esse bonde alemão andando. Na Áustria, o prefeito de Viena se elegera cheio de promessas antissemitas e germanistas que eram moeda corrente no mundo de língua alemã. Por que o racismo tinha peso entre trabalhadores austríacos? Porque o vasto Império Austro-Húngaro deixava os eslavos pobretões migrarem dos confins do leste para  capital Viena, povoada por germânicos. Isso aumentava a oferta de trabalho e diminuía o salário ao qual o trabalhador germânico estava acostumado.

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Na classe média, judeus se sobressaíam em empregos que demandavam intelecto ou diploma, já que estavam acostumados à vida urbana desde a Idade Média. Na Áustria, o racismo antissemita e antieslavo era uma pauta da ordem do dia. Hitler transplantou a pauta antissemita para a Alemanha com imenso sucesso. Ele manteve o seu desprezo por eslavos (Stálin que o diga), mas essa causa não tinha apelo para os alemães.

E para o operário alemão, que havia? Para eles, Hitler bebeu de outra fonte: era um grande admirador do italiano Mussolini, Duce da Itália, jornalista e autor de "A Doutrina do Fascismo".

A conciliação de classes

Mussolini era um jornalista socialista até brigar com o partido e fundar o próprio movimento, o Fascismo. O nome vem de fascio, feixe, e a ideia é que um feixe de pauzinhos amarrados é muito mais forte do que um pauzinho solto. Essa imagem sintetiza o ideal coletivista de Mussolini.

Para Mussolini, tudo é Estado, de modo que não há indivíduos fora do Estado. Diz ele: “Os indivíduos são classes segundo a categoria de interesse; são sindicatos segundo as diferenciadas atividades econômicas cointeressadas; mas são primeiro, e antes de tudo, Estado.” E este deve ser um princípio ordenador, que irá ajustar as relações entre sindicalistas e empresários.

Surge aí o embasamento teórico do sindicalismo pelego, que não quer brigar com ninguém, exceto os trabalhadores pés-rapados que aceitam trabalhar por menos. O sindicalista pelego age do mesmo jeito que o trabalhador austríaco eleitor do prefeito de Viena: joga as exigências lá para cima, garante mil prerrogativas e impede o novato de concorrer consigo. Suas exigências também tornam a mão de obra impagável para o pequeno empresário.

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E o grande empresário, que ganha? A amizade do governo. Tem acesso a mil benesses, que vão desde o crédito financiado pelo erário até leis de reserva de mercado — que podem vir disfarçadas de leis trabalhistas.

A lei mais óbvia era a da pureza racial: nunca uma empresa com capital judaico teria esperanças de fechar contratos com o Estado alemão, por exemplo. E contratos com o Estado costumam ser dos mais rendosos. Com o nazismo tornaram-se gigantes a Bayer (que inventou o Zyklon-B das câmaras de gás), a Volkswagen, a Bertelsmann (hoje dona da Penguin e da Companhia das Letras), a Krupp da Thyssen-Krupp.

O ideal do Estado fascista é essa concertação de monopólios: uma elite sindical monopoliza o emprego, um clube de empresários amigos do rei monopoliza os contratos com o governo, além de ganhar crédito fácil e conseguir leis para afastar a concorrência.

Fascismo identitário

Aquilo que começou com os concurseiros entrou no mundo empresarial. Antes, usar pedigree racial valia para conseguir um emprego público, depois passou a empresas (a própria Magazine Luiza fez seleção racista).

Qual seria o próximo passo? Aqui eu tenho uma especulação: assim como a ecologia pode ser usada para criar monopólio (basta fazer crer que todos os seus concorrentes cometeram crimes ambientais), também pode o identitarismo. Criar a obrigatoriedade de treinamentos “antirracistas” baseados nos livros de Djamila Ribeiro servirá para dar emprego a uns inúteis e para tirar da concorrência pequenas empresas que não podem financiar inúteis. Criem-se cotas para negros em empresas, e nenhum pequeno empresário de Joinville terá paz. Criem-se cotas para transexuais, e nenhum pequeno empresário no Brasil terá paz. Depois, criem-se tribunais de raça e de gênero para julgar se as tais cotas foram cumpridas, e está preparado o terreno para qualquer rico poder comprar qualquer burocrata para tirar qualquer concorrente.

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É isto o que eu acho que eles têm em mente. É racismo, é fascismo, é sexismo e é uma coisa para a qual não temos nome — como essa mania de castrar e amputar jovens mulheres para aplacar seus problemas mentais.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]