Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

PlayStation encontra o rumo

Esqueçam os “Devotos do Linux”, os maiores “malas” da tecnologia são os “Macmaníacos”, mesmo. Gostaria de escrever aqui que sou tão chato quanto eles (talvez por influência do meu iPod e do meu futuro MacBook, não sei), mas seria pretensão demais. Quem quiser tirar a dúvida deve entrar nos comentários do último post. São todos fan(t)á(s)ticos! Os troféus “Primicia”, “Ika” e “Samsonite” da tecnologia vão todos para eles.

***


Agora, vamos ao que interessa… Parece que a Sony está encontrando a saída do beco em que havia se metido no setor de videogames. Na última semana, surgiram duas novidades alvissareiras para a gigante dos eletroeletrônicos. Seu console portátil, o PSP (foto), atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas no Japão nos dois meses que se seguiram ao lançamento de sua segunda geração. Com isso, ele se aproxima bastante do líder do segmento, o Nintendo DS.

Em outro front, o PlayStation 3 (PS3) começou a ser vendido num ritmo trêz vezes mais rápido nos Estados Unidos. A impulsão ocorreu depois de a Sony cortar em US$ 100 o preço de seu console-chefe, e colocar no mercado um modelo mais barato, com metade da capacidade no disco rígido (HD).

Os números de outubro mostram a situação delicada em que o PS3 se encontrava: naquele mês, foram vendidos 121 mil consoles de última geração da Sony. Seu antecessor, o PS2, vendeu mais (184 mil). O Xbox 360, da Microsoft, vendeu o triplo (366 mil). E o Nintendo Wii, sucesso absoluto, vendeu mais de meio milhão de unidades.

Tudo indica que os consumidores gostaram do PS3, e que o problema estava no seu preço alto. Mas o irônico nisso tudo é que a Sony continuará perdendo dinheiro nos próximos meses. Para vender o modelo de 80 GB a US$ 500, a companhia japonesa precisa subsidiá-lo. A produção do PS3 é muito cara, principalmente por causa do tocador de Blu-ray embarcado.

***
Voltando ao assunto anterior: trabalho com GNU/Linux e uso Windows em casa, mas meu sonho de consumo atual é um MacBook. Como bem disseram os leitores Daniel e Thiago, é possível muito bem conviver com três (ou mais) sistemas operacionais. O mercado pode também definir que opções devem ficar à nossa disposição. Só não entendo o porquê dos “cultos”!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.