• Carregando...

Briga boa pela frente: a AMD anunciou que seu chip “Barcelona”, cujo nome oficial será Opteron Quad-Core, tem estréia marcada para agosto. O processador, a ser usado apenas em servidores, terá quatro núcleos. Isso fará com que o equipamento bata de frente com o Xeon 5300, da Intel, que tem uma estrutura um pouco mais rudimentar – nele, dois processadores duplos funcionam paralelamente. Nas palavras da própria AMD, o Opteron é REALMENTE quádruplo, ou seja, tem quatro núcleos de processamento presos em um único pedaço de silício.

Além de estabelecer uma data para o lançamento do antigo projeto Barcelona, a AMD promete lançar um chip quad-core para PCs convencionais, o Phenom, até o fim do ano. A Intel, que vem recuperando o espaço perdido para a rival desde o lançamento do seu Core 2 Duo (de núcleo duplo), não deve deixar por menos.

É bom frisar que o anúncio de chips de quatro núcleos para desktops domésticos pode ser apenas um blefe da AMD, algo para assustar a inimiga gigante e fazê-la torrar alguns milhões de dólares a mais em desenvolvimento. Afinal de contas, a AMD teve seus últimos balanços fechados no vermelho e perdeu 5% do mercado para a Intel apenas no último semestre.

Por outro lado, foi ela mesma, a “Micro-Dispositivos Avançados” (para quem não sabe, AMD significa Advanced Micro Devices), a pioneira em núcleos duplos. E foi muito bem-sucedida em suas estratégias desde o início desta década – a ponto de se tornar a marca de processadores preferida entre o público fanático por jogos eletrônicos. Nada impede, portanto, de termos até dezembro um super-PC com microchip quádruplo… custando o olho da cara.

****

Não, eu não vou falar do iPhone.

Só que a minha previsão de filas, com centenas de fãs da Apple, à espera do seu primeiro aparelhinho foi confirmada na terça-feira passada. Um dia após o meu post!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]