• Carregando...

Chega de boataria, agora é fato: o Google vai entrar no mercado bilionário dos celulares. Não como fabricante, mas como desenvolvedor de uma plataforma de aplicativos para os telefones móveis. Ou seja, provavelmente não haverá um Google Phone (ou Gphone), como se esperava, mas telefones de várias marcas com softwares do Google.


Celular de marca Google, como no desenho acima, por enquanto, é idéia descartada.

Mais de 30 empresas estão apoiando o projeto do titã das buscas – dentre as quais as fabricantes LG, Samsung, HTC e Motorola. Os primeiros telefones com a tecnologia Google só chegarão ao mercado no segundo semestre de 2008.

Para nós, usuários, a notícia é ótima: o Google pode muito bem enfrentar as operadoras, que – como bem definiu o Wall Street Journal, na edição de ontem – funcionam como leões-de-chácara, limitando as funcionalidades on-line dos celulares.

Com toda a conversa sobre terceira geração (3G) e banda larga móvel, a verdade é que as telefônicas ainda mantêm seus consumidores numa espécie de jardinzinho fechado quando o assunto é instalação de aplicativos no celular via internet. Dentro desse espaço, cheio de muros invisíveis, só alcançamos aquilo que as operadoras permitem. Não à toa, a web no celular não é uma das coisas mais empolgantes do mundo. Mas deveria ser.

A espanhola Telefónica (controladora da Vivo) e a Telecom Italia (controladora da TIM) também assinaram embaixo da plataforma Android, como vem sendo chamado o projeto do Google para a telefonia móvel, o que é um excelente sinal.

Ter no celular acesso rápido e fácil a Google Maps, YouTube e Picasa é agora um sonho mais próximo. Symbian, Palm, Research In Motion (RIM) e Microsoft, por sua vez, devem estar tremendo nas bases. São elas as principais desenvolvedoras de sistemas para aparelhos móveis.

É esperar e torcer para que o Google seja um concorrente mais agressivo, tirando o usuário de celular do “cercadinho” das operadoras e aproximando o telefone móvel do PC em nível de personalização. Ah! Quase ia esquecendo: programadores interessados em bolar programas para o novo sistema devem ficar atentos. O Google prometeu para semana que vem o kit de desenvolvimento para a sua plataforma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]