Em pouco tempo, havia milhares de pessoas na internet comentando o caso. Muita gente comemorando, inclusive. Para os que comemoraram, pode ser o caso de achar que se trata daquilo que em inglês se chama de “wishful thinking” – a pessoa acredita que é verdade porque é aquilo que ela deseja.
O alastramento da meia verdade também se deve à vontade dos jornais de xdar a notícia o mais rápido possível A Gazeta do Povo desde o princípio noticiou que o pedido não partiu do ex-presidente. Mas muitos jornais começaram dando a notícia como se fosse o próprio Lula a pedir para não ser preso.
Independente disso, a história só “colou” porque, convenhamos, parece verossímil. O próprio Lula, pelo que se sabe, andou dizendo por aí que acha que pode estar na mira de Sérgio Moro. E todos os fatos da Lava Jato indicam que o caso está mesmo se aproximando do presidente. Pessoas próximas sendo presas. Delatores falando de um esquema grande demais para ser desconhecido pelo presidente. O precedente do mensalão, em que se aplicou a tese do domínio do fato…
Tudo leva a crer que Lula pode sim ser implicado na história toda. O ex-presidente não é tolo e sabe disso. Faria todo sentido que entrasse com uma medida do gênero – se é que não vai realmente entrar…
Nem é o caso de dizer que qualquer medida contra Lula, nesse momento faria sentido. O ex-presidente não está ocupando cargo público e, em princípio, se quisesse apagar qualquer coisa, eliminar qualquer prova, já teria tido mais do que tempo para isso. Seu governo acabou faz quatro anos, e a Lava Jato está aí há mais de um.
Mas a euforia que a notícia de um habeas-corpus tortuoso causou e, convenhamos, o pânico que deve ter causado em muitos ardorosos fãs do presidente, são um indício do que pode acontecer caso qualquer coisa seja feita contra ele na Lava Jato. Com os ânimos exaltados como estão, a coisa não vai ser bonita de se ver.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS