A passagem de ônibus de Curitiba a R$ 2,70, a partir de hoje, não causa nenhum prejuízo para o empresariado do transporte (aquele pessoal que Elio Gaspari chama de transportecas). Eles continuam a receber R$ 2,99 a cada vez que você passa pela catraca.
Portanto, a partir de hoje, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) está antes de mais nada contribuindo para aumentar o rombo que seu antecessor, Beto Richa (PSDB), começou a criar no caixa de Curitiba. A cada dia, o furo aumentará. E o dinheiro que tampa esse buraco sai de onde?
Fruet jura de pés juntos que não, mas esse dinheiro sai da educação municipal, das creches que não estão sendo construídas, dos postos de saúde, do saneamento básico nos bairros periféricos. A desculpa de que é verba da Câmara Municipal não cola. Esse dinheiro poderia, desde que não desperdiçado, ir para qualquer outro lugar. O transporte foi apenas uma escolha.
A tal auditoria da Urbs, assim, tem urgência e deve ser prioridade. Só quando se baixar a tarifa técnica a cidade estará realmente economizando. Antes disso, a “baixa da tarifa” é apenas uma decisão de onde usar o dinheiro de seu imposto. Mas estamos pagando exatamente o mesmo tanto de antes: R$ 2,99. Só que agora são R$ 2,70 na catraca e R$ 0,29 no IPTU. O resto é conversa fiada.
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