A ideia de Aécio Neves de pavimentar uma pista de aeroporto do ladinho da fazenda de sua família não é só uma coincidência, claro, embora o candidato queira passar essa impressão. Não é também uma novidade. Políticos brasileiros são conhecidos por misturar o público e o privado, e há teses clássicas tentando explicar isso.
Aqui no Paraná, a Gazeta mostrou em 2011 como funcionam as coisas no Legislativo local. Quatro em cada cinco vereadores já haviam apresentado propostas na Câmara pedindo benefícios para a própria rua em que moravam. Não se tratava de melhorias no bairro ou simplesmente perto, mas sim na mesma rua. Havia quem pedisse placas proibindo estacionar em frente a seu prédio, por exemplo. Pior: a prefeitura atendia.
O caso que acabou ficando mais famoso foi o do ex-vereador João Claudio Derosso, autor de um requerimento para que se asfaltasse a rua de Xaxim que passavam em frente à sua casa. Ele negou interesse próprio e disse apenas que, se passava lá, não deixava de ser bom. Mas foi sem querer…
Aécio, ao dizer agora que errou ao usar o aeroporto mesmo sem ele estar liberado, tenta diminuir o problema que criou para si mesmo. Mas o erro na verdade não foi usar a pista. Foi investir dinheiro público onde obviamente ele não era necessário – e num local em que beneficiava nitidamente o atual candidato e sua família.
Pelo menos hoje isso traz problemas para os políticos. Tempos atrás, passaria batido.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS