Colaborou Euclides Lucas Garcia
Homem responsável pelas maldades durante o governo Beto Richa (PSDB), o ex-secretário da Fazenda Mauro Ricardo Costa recebeu um agradecimento especial no discurso de despedida do tucano. Homenageando a todos que ajudaram no ajuste fiscal, o agora ex-governador chamou o ex-funcionário de “um dos maiores especialistas do Brasil em finanças públicas” e disse que ele “também branqueou o cabelo nos últimos três anos e meio”.
Auditor fiscal da Receita Federal em São Paulo, Mauro Ricardo chegou ao governo do Paraná assim que Richa foi reeleito, em outubro de 2014. De cara, preparou um pacote de aumento de IPVA e ICMS e propôs a polêmica reforma da Paranaprevidência, que provocou a batalha do Centro Cívico, em 29 de abril de 2015, quando 213 pessoas ficaram feridas.
Leia mais: Prisão de Lula vira palco de novo 29 de abril. Veja fotos dos feridos
Sobre o assunto, porém, ele não demonstra qualquer arrependimento. “Saio com o sentimento de dever cumprido. Vim pra cá para promover o ajuste fiscal, recuperando as finanças do estado e ampliando os investimentos, e a missão foi cumprida. É só comparar a situação fiscal do Paraná com a de outros estados. Torço para que o governo que assumir dê continuidade a essas ações”, defendeu.
A respeito do desgaste causado a Richa e aos deputados aliados ao tucano, afirmou que isso é sempre doloroso pela perda de capital político e eleitoral, mas comemorou o apoio que recebeu para conseguir tocar as medidas que tinha em mente.
Do próprio futuro, preferiu não revelar os convites que tem recebido de políticos ao redor do país para repetir o ajuste fiscal paranaense. Disse apenas que pretende tirar cinco meses sabáticos, para descansar e fazer um curso no exterior.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS